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Artigo do Dia

Um apelo ao compromisso com a educação de Ilhéus

Por Emerson Silva
Editorial:

 

A educação é a base de desenvolvimento de qualquer sociedade. Não podemos aceitar que esse pilar seja fragilizado por escolhas e atitudes equivocadas que trazem à tona o amadorismo, a falta de planejamento e a falta de entendimento de uma área fundamental para a vida social que é a educação pública.

O momento administrativo/financeiro da cidade de Ilhéus não está à mil maravilhas, mas como cidadãos conscientes, temos que exigir dos nossos representantes seriedade e compromisso com o futuro de nossas crianças e jovens.

Pergunta-se: o ano letivo já foi iniciado em todas as escolas de ilhéus ? As que têm profissionais da educação por contrato temporário já estão funcionando?

O desafio de comandar uma secretaria de educação vai muito além de habilidades – ou não – de gestão pública, trata-se de liderar políticas públicas que impactam diretamente na vida de milhares de crianças e jovens, garantindo acesso à educação de qualidade, inclusão social e resultados concretos em indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Para isso, é imprescindível ter conhecimento profundo sobre a dinâmica da educação básica pública.

Além disso, a secretaria de educação geralmente detém um dos maiores orçamentos municipais, exigindo competência em gestão financeira e administrativa.

A ausência de experiência no gerenciamento de grandes equipes, a existência de projetos educacionais importantes e de recursos específicos para a educação é um ponto preocupante, haja vista que só aumenta o risco da má administração e até desperdício de recursos, prejudicando a população mais vulnerável, já que a realidade que temos nas escolas é de que muitos deles frequentam apenas para se alimentar não de conhecimento, mas do alimento físico que muitas vezes não possuem em suas casas.

Diante disso, faz-se necessário experiência prática em educação pública, atendendo critérios como: empatia, sensibilidade, conhecimento pedagógico, formulação de políticas públicas educacionais eficazes e que sejam pautadas no desenvolvimento do educando, seu preparo para exercício da cidadania e qualificação para o mercado de trabalho.

Em vista do exposto, é inegável que a gestão da educação pública de Ilhéus ainda carece de uma visão clara e estratégica para enfrentar os desafios que se apresentam. A falta de um planejamento sólido e da habilidade para gerenciar adequadamente os recursos disponíveis tem comprometido a qualidade da educação e, consequentemente, o futuro de nossas crianças e jovens. O momento requer não apenas gestão técnica, mas também sensibilidade social, compromisso e uma abordagem mais humana e pedagógica, voltada para as reais necessidades dos alunos e da comunidade escolar.

O presente artigo não se reduz a uma mera crítica pois aqui não se limita a apontar falhas, mas sim a refletir sobre o que é essencial para construir uma educação pública de qualidade e equidade. É fundamental que a atual gestão compreenda que administrar a educação vai além de números e estruturas; trata-se de formar cidadãos críticos, preparados para os desafios do futuro, e isso só será possível com um olhar mais atento e competente.

Portanto, é urgente que a gestão pública reveja suas atitudes e busque, com urgência, a implementação de políticas eficazes e o aprimoramento da gestão educacional, para que possamos, de fato, garantir a educação de qualidade que todos merecem.

Para que isso ocorra, é necessário um bom diálogo, flexibilidade, maturidade e respeito à educação. Quem realmente dialoga não se preocupa em ter razão, mas se prepara para OUVIR, RECEBER AS CRÍTICAS, CAPTAR e ENTENDER para vivenciar o processo educacional público, desconhecido por alguns.

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