Bahia
Bahia: Conselho Regional de Contabilidade inaugura nova sede e firma parcerias estratégicas
O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) celebrou nesta quinta-feira (27) um momento marcante em sua trajetória ao inaugurar sua nova sede, localizada no coração da capital baiana, no Caminho das Árvores.
A cerimônia reuniu homenageados, autoridades e importantes parceiros que contribuíram para o fortalecimento e a valorização da contabilidade no estado.
Na cerimônia, estiveram presentes o ministro do TCU, Augusto Nardes; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior; o presidente do CRCBA, André Luís Barbosa; o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro; o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Felipe Freitas, o gerente regional do Sebrae, Rogério Cerqueira, além dos presidentes dos Conselhos de Contabilidade dos 26 estados e distrito federal.
Além da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim, compareceram também ao evento o auditor da Secretaria da Fazenda, Manuel Roque dos Santos Filho; o delegado da Receita Federal do Brasil na Bahia, Flávio Macário de Carvalho; auditor do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Vitor Maciel; o deputado federal Daniel Almeida e a reitora da UNEB, Adriana Marmori.
O evento marcou a assinatura de importantes termos de cooperação entre o CRCBA e diversas entidades, com o convênio com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente da Bahia (Ceca) com objetivo de incentivar doações dedutíveis de imposto de renda.
O Sebrae firmou também um acordo com intuito de fomentar eventos técnicos destinados às pequenas e médias empresas como soluções digitais gratuitas. Essas parcerias estratégicas visam o desenvolvimento de projetos que beneficiam a sociedade e o aprimoramento das práticas contábeis no estado.
Na ocasião, também foi assinado um convênio com a prefeitura municipal de Santo Antônio de Jesus, assinado pelo prefeito Genival Deolino e pelo secretário da Fazenda Bernardo Júnior, conselheiro do CRCBA, para atendimento preferencial dos profissionais contábeis nas repartições públicas do município.
A vereadora Juci Cardoso, de Alagoinhas, também anunciou convênio para atendimento preferencial à categoria no município, por meio de Lei municipal já sancionada.
Na cerimônia de inauguração, Perpétua Maria Sena Gomes Sergio, representante do escritório contábil mais antigo em atividade no estado, Contabilidade José Sergio LTDA, foi homenageada pelas valiosas e longevas contribuições em prol da valorização da profissão contábil.
A nova sede do CRCBA, projetada pelas arquitetas Sandra Sampaio e Lena Vidal, conta com auditório, estúdio para EAD, museu e estrutura com acessibilidade às pessoas com deficiência. Com instalações modernas, o espaço foi idealizado para proporcionar um ambiente de trabalho colaborativo e acessível.
“A nova sede representa ampliação da qualidade na recepção dos profissionais da contabilidade. A inauguração destas novas instalações demonstra o crescimento da relevância da classe contábil que atua na Bahia.
O evento de hoje materializa o trabalho comprometido das gestões, com destaque para aqueles da gestão atual. Esses resultados trazem benefícios para os 22 mil profissionais da contabilidade vinculados ao CRCBA, que veem o trabalho frutífero deste Regional, mas principalmente contribuem para o impacto social da classe contábil”, afirmou Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do CFC.
“Diante de um novo conceito de negócio, o CRCBA entrega um equipamento moderno, com alto investimento tecnológico e melhores condições de trabalho. O novo espaço também representa a valorização do profissional contábil, que recebe uma nova sede digna de sua magnitude e interação com o seu órgão de classe”, celebra André Luís Barbosa, presidente do CRCBA.
Essa nova etapa na história do CRCBA simboliza o crescimento contínuo da instituição e sua importância no cenário contábil brasileiro. A nova sede representa um espaço propício para fortalecer a cooperação com parceiros, desenvolver novas iniciativas e continuar servindo a comunidade contábil com excelência e dedicação.
O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro, também celebrou a aquisição da nova sede. “É com imensa alegria que os nossos esforços se concretizam com a conquista da nova sede do Conselho. O que vemos hoje é reflexo de gestões comprometidas com os profissionais contábeis e com o progresso social”, declarou Antônio Carlos Ribeiro.
HISTÓRIA DO CRCBA
A história do CRCBA remonta aos seus primeiros passos na Rua Carlos Gomes, no prédio onde funcionava o Sindicato dos Contabilistas da Bahia, em 1947.
Posteriormente, foi transferido para a parte baixa do Plano Inclinado Gonçalves, no Comércio.
O verdadeiro marco ocorreu quando o presidente José Edvard assumiu a direção do CRCBA em janeiro de 1966 e fez uma promessa que honraria até o dia 25 de abril daquele mesmo ano, o Dia do Contabilista, e proporcionaria ao Conselho instalações próprias, dignas de sua classe profissional.
O então presidente cumpriu sua promessa e adquiriu o 3º andar do edifício Pernambuco, na Rua Conselheiro Dantas, 5, no Comércio. O imóvel, comprado da Comeba, foi inaugurado no Dia do Contabilista, e como homenagem póstuma, o plenário recebeu o nome do Prof. João Evangelista de Moraes Ramos, com a presença da família do primeiro presidente do CRCBA.
Em 1º de março de 1988, o Presidente Sudário de Aguiar Cunha adquiriu a casa residencial da Rua Manoel Devoto nº 5, no Barris, buscando expandir as instalações do CRCBA. Após reformas, as atividades foram transferidas para o novo local.
No entanto, a crescente demanda exigiu novas ampliações, e em 1993, o Presidente Adeildo Osório de Oliveira alugou a casa nº 9, ao lado do prédio do CRCBA, para abrigar as necessidades adicionais. Com a locação, várias reformas foram feitas, incluindo a construção de um auditório com capacidade para 50 lugares. Em 1997, o imóvel próprio dos Barris foi demolido para a construção de nova sede, onde o Conselho funcionou de 1998 até 2023, antes da inauguração das novas instalações.
Envie seu comentário