Conecte-se conosco

Bahia

BAMIN promove Feira Riolesc com foco no empreendedorismo local

Evento reuniu pequenos produtores e incentiva desenvolvimento econômico sustentável na região de Jequié

A BAMIN organizou, em Jequié, na última sexta-feira (25) a Feira Riolesc, um evento voltado ao fortalecimento de empreendedores locais com foco na sustentabilidade. A Rede de Integração Oeste-Leste de Economia Solidária e Circular (RIOLESC) foi criada para promover e valorizar a economia regional, conectando produtores rurais e artesãos com o mercado e incentivando redes colaborativas. 

A feira contou com expositores de cidades e comunidades da região, que apresentaram uma vitrine diversificada de produtos artesanais e alimentos locais. Entre os participantes, Valdirene Silva Santos, da comunidade de Palmeirinha, em Aiquara, produtora de laços, compartilhou a emoção de participar da feira. “Foi um divisor de águas para mim. Está sendo maravilhoso estar aqui, e ainda há muito por acontecer. Agradeço à BAMIN por essa iniciativa, foi muito bom”.

Viviane Machado, do assentamento Santa Cruz, em Jequié, levou ovos caipiras de sua produção e também comentou sobre sua participação. “Amei participar, só tenho a agradecer por tudo. Estar aqui apresentando nossos produtos foi uma grande oportunidade”, comemora.

Além da feira, a BAMIN realizou o evento de certificação dos mais de 50 empreendedores que, ao longo de cinco meses, participaram da RIOLESC, como parte do programa de compensação ambiental do IBAMA. Marcelo Dultra, Gerente Geral de Sustentabilidade da BAMIN, destacou o propósito da iniciativa. “A certificação dos empreendedores representa mais do que um reconhecimento. É um compromisso mútuo entre empresa e comunidade para o crescimento contínuo e sustentável desses negócios, essenciais para o desenvolvimento social e econômico de toda a região”.

Sobre a BAMIN

 

A BAMIN está construindo um novo corredor logístico de integração e de exportação para a mineração e para o agronegócio para o Brasil, que incluem a Mina Pedra de Ferro, na cidade de Caetité, e os projetos de solução logística integrada: o terminal de águas profundas Porto Sul, em Ilhéus, e o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1) , que ligará Caetité a Ilhéus, com 537 km de extensão.