Conecte-se conosco

Bahia

Comunidade Chinesa da Bahia celebra Festival do Meio Outono, 50 anos de relações diplomáticas e posse da nova diretoria em Salvador

 

 

A comunidade chinesa na Bahia realizou um grande encontro para celebrar o Festival do Meio Outono, também conhecido como Festival da Lua. O evento no Restaurante Baita Tchê Grill Pituaçu, neste domingo (15), em Salvador, reuniu cerca de 400 membros da comunidade e marcou também a comemoração dos 50 anos de relações diplomáticas entre China e Brasil.

Durante a celebração, houve a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação da Comunidade Chinesa na Bahia, com o empresário Cen Bo assumindo a presidência e Jieying Wu sendo empossada como Secretária Geral, além dos demais membros. A nova gestão tem como missão fortalecer ainda mais os laços culturais e econômicos entre a China e o Brasil, especialmente no estado da Bahia, onde as relações bilaterais têm crescido de forma significativa. “É um desafio projetar uma gestão ainda mais participativa e de forte relação com os nossos patriotas, tendo o Brasil e Bahia como fortes parceiros”, pontuou Bo.

O evento contou ainda com a presença de autoridades locais, incluindo o Sub-comandante da Polícia Militar da Região Orla, Tenente Coronel Roberto, que representou o Comandante Geral da PMBA, Coronel Paulo Coutinho. A presença das autoridades locais reforçou a importância do encontro para a comunidade chinesa e para os laços entre os dois países.

O cônsul da China no Rio de Janeiro, Jing Yanhui, enviou um vídeo especial, saudando a nova diretoria e desejando sucesso em sua gestão, ressaltando a importância dos 50 anos de cooperação diplomática entre China e Brasil.

O Festival do Meio Outono é um dos eventos mais significativos da cultura chinesa, marcado pela reunião familiar e pela degustação dos tradicionais bolos da lua. Para a comunidade chinesa residente na Bahia, foi uma oportunidade de celebrar suas raízes culturais, além de proporcionar à população local uma maior aproximação com as tradições da China.

Fotos: Divulgação Comunidade Chinesa na Bahia