Conecte-se conosco

Bahia

Defesa Civil Nacional articula resposta coordenada diante de alerta de fortes chuvas no centro-sul da Bahia

Eventos extremos estão previstos entre esta quarta-feira (30) e sexta-feira (2), especialmente nas regiões de Vitória da Conquista, Itabuna, Recôncavo Baiano e litoral sul do estado

Brasília (DF) – Diante da previsão de fortes chuvas provocadas por uma frente fria que avança pelo litoral do Sudeste e deve atingir o centro-sul da Bahia nos próximos dias, a Defesa Civil Nacional reuniu-se nesta terça-feira (29) com representantes de órgãos federais e estaduais para alinhar estratégias de mitigação e resposta. A reunião virtual, coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), destacou o risco iminente de eventos extremos entre esta quarta-feira (30) e sexta-feira (2), especialmente nas regiões de Vitória da Conquista, Itabuna, Recôncavo Baiano e litoral sul do estado.

A coordenadora-geral de Gestão de Processos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Júnia Ribeiro, reforçou a importância de ações coordenadas neste momento crítico. “Estamos diante de um cenário que requer vigilância e ação integrada. O apoio do Grupo de Apoio a Desastres (GADE) pode ser acionado pelos gestores estaduais, e é fundamental que os municípios mantenham comunicação com as defesas civis de seus estados”, orientou Ribeiro. “Aqueles que contam com unidades regionais devem mobilizar suas estruturas locais para garantir informações de monitoramento e orientações à população.”
O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Rafael Felix, garantiu que a Defesa Civil Nacional permanece em alerta. “Estamos acompanhando a evolução da situação em tempo real. O Cenad opera 24 horas por dia, mantendo comunicação contínua com os órgãos locais para garantir resposta rápida e eficaz à população”, afirmou.
Participaram do encontro o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Serviço Geológico do Brasil (SGB), além de representantes das defesas civis estaduais e outras instituições que compõem o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A Defesa Civil segue monitorando as condições meteorológicas e orienta a população a acompanhar os avisos oficiais e seguir as recomendações das autoridades locais para minimizar riscos e garantir a segurança de todos.

Como Solicitar Recursos

Municípios com reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública têm a possibilidade de solicitar recursos ao MIDR para ações de defesa civil. As solicitações devem ser feitas via Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará os planos de trabalho enviados, considerando metas e valores solicitados, com a publicação da portaria no Diário Oficial da União (DOU) para a liberação dos recursos.
Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional também disponibiliza uma ampla gama de cursos a distância, voltados para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações têm o objetivo de aprimorar a atuação dos agentes de proteção e defesa civil em todas as esferas de governo. Acesse aqui para consultar a lista completa de cursos.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *