Bahia
Einstein é considerado o 22º melhor hospital do mundo pela Newsweek
Líder no Hemisfério Sul e na América Latina, organização avança seis posições no ranking mundial, consolidando-se como referência de sistema completo de saúde, que inclui cuidado privado, cuidado público, pesquisa, ensino e inovação

O 22º melhor hospital do mundo é brasileiro. De acordo com o The World’s Best Hospitals 2025, ranking elaborado pela revista Newsweek, em parceria com a empresa de dados Statista Inc., o Einstein subiu seis posições em relação ao ano passado, além de ser considerado pela sexta vez consecutiva o melhor do Hemisfério Sul e da América Latina. A iniciativa avalia e reconhece centros médicos em 30 países que seguem boas práticas de cuidado e se comprometem com a inovação, a partir de recomendações de profissionais de saúde e pacientes, além de indicadores de qualidade e segurança.
“O Einstein se destaca não apenas pela qualidade técnica e inovação, mas também pela dedicação a valores humanos e éticos. Desde nossa fundação, buscamos transformar o atendimento médico por meio de soluções que realmente impactem a vida das pessoas, sempre visando um modelo mais acessível, eficiente e humanizado”, afirma Sidney Klajner, presidente do Einstein. “Nosso compromisso é com o futuro da medicina, com a evolução contínua do trabalho e com a construção de um legado de bem-estar para a sociedade”, diz.
Nesse sentido, a organização inaugurou no último ano, por exemplo, o Centro de Inovação em Manaus, que buscará fomentar a equidade por meio de pesquisas e tecnologias que levem mais acesso e qualidade à saúde da região. A unidade se soma a outros três centros de inovação e um de pesquisa mantidos pelo Einstein no país, além de 15 unidades de ensino. Em 2024, o Einstein também ampliou sua atuação no Sistema Único de Saúde, assumindo a gestão do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), segundo maior centro de urgência e emergência do Estado, e o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia.
Ao todo, o Einstein opera 64 unidades de saúde – 29 privadas e 35 públicas. Unindo a vanguarda tecnológica e a promoção da equidade, frequentemente incorpora soluções avançadas nas unidades que gerencia na rede pública. Um dos exemplos foi a disponibilização inédita no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia de um equipamento que realiza exame de escanometria e permite avaliar com precisão o crescimento e desenvolvimento dos ossos, para o diagnóstico de deformidades e lesões traumáticas.
Além disso, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), iniciou um projeto com foco na melhoria da saúde dos povos originários para a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. Dentro do escopo, será responsável por modernizar os processos de captação e análise de dados de vigilância ambiental, fornecendo subsídios para o planejamento de ações e a equidade de acesso.
“O Einstein tem o compromisso de inovar e desenvolver soluções que tragam benefícios para o paciente, promovendo a excelência médica e assistencial. Ser o único hospital brasileiro na lista dos 50 melhores do mundo indica que estamos cumprindo o nosso propósito de oferecer qualidade e segurança na assistência ao paciente, priorizando o indivíduo no centro do cuidado”, diz Henrique Neves, diretor geral do Einstein.
Especialidades
Em 2024, o Einstein foi reconhecido como o melhor hospital da América Latina em sete especialidades médicas – gastroenterologia, oncologia, ortopedia, neurocirurgia, ginecologia e obstetrícia, pneumologia e endocrinologia -, de acordo com o ranking World’s Best Specialized Hospitals 2025, também promovido pela Newsweek. Também ficou na liderança latino-americana, pela terceira vez consecutiva, em virtude da adoção de tecnologias digitais e inteligentes, no World’s Best Smart Hospitals 2025.
Sobre o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia
Inaugurado em 04 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.
A unidade conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein na região Nordeste. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social, e trabalha para melhorar a equidade da saúde no país.

Envie seu comentário