Bahia
Encontro reúne prefeituráveis comprometidos com o desenvolvimento sustentável do sul da Bahia
Candidatos assinarão carta-compromisso organizada por entidades da sociedade civil
No próximo dia 2 de setembro, o Sebrae, a ADR Sul da Bahia (Agência de Desenvolvimento Regional) e o Fórum Sul da Bahia Global promoverão a segunda edição do encontro Litoral Sul Mais Sustentável no auditório Paulo Souto, localizado na Uesc, com debate público sobre os principais desafios do Território Litoral Sul da Bahia. O evento tem como objetivo apresentar aos(às) candidatos(as) a prefeito(a) de 28 municípios da região uma carta-compromisso organizada por lideranças locais, contendo propostas de ações voltadas para o desenvolvimento territorial sustentável, definidas a partir de indicadores locais e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Essa iniciativa é um desdobramento do encontro de líderes que ocorreu em abril deste ano, no qual os participantes revisitaram o Plano de Desenvolvimento elaborado durante o Programa Território Empreendedor (antigo Líder) do Sebrae, realizado entre 2017 e 2018. O Plano definiu as prioridades do Território Litoral Sul da Bahia para os próximos anos, organizadas em cinco eixos prioritários: Educação, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Meio Ambiente e Paisagem, e Governança. A carta-compromisso que os(as) candidatos(as) se comprometerão a assinar no dia 2 reúne propostas de ações para o desenvolvimento territorial sustentável, tais como (1) a criação de Unidades de Conservação Ambiental Municipais; (2) a elaboração e cumprimento dos Planos de Arborização Urbanos; (3) a realização de convênios entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas de educação básica para promover projetos de extensão, pesquisas aplicadas e formação continuada de professores; e (4) a elaboração dos Planos Municipais de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico.
“O pleito é essencial para a visibilidade e fortalecimento das instituições de governança criadas a partir do Programa Líder (Território Empreendedor), que precisam ser reconhecidas tanto pela sociedade civil organizada quanto pelos(as) futuros(as) gestores(as) públicos(as) e lideranças do território, como organizações que representam e apoiam ações focadas no desenvolvimento da região”, afirma Claudiana Figueiredo, gerente regional do Sebrae. Entre as organizações citadas estão o Fórum Sul da Bahia Global e a ADR Sul da Bahia. “Atuante no Território Litoral Sul desde 2022, a ADR é uma entidade chave no fomento ao desenvolvimento integrado e sustentável da região, buscando criar um ambiente favorável para o crescimento econômico, social e ambiental equilibrado”, pontua Mariana Sales, Secretária Executiva da organização sem fins lucrativos.
Já o Fórum Sul da Bahia Global atua como a governança fomentadora do projeto. Composto por representantes do setor privado, poder público, academia e terceiro setor, inicialmente dos seis municípios da Costa do Cacau, o fórum tem como objetivo formular e influenciar ações de desenvolvimento social, ambiental e econômico na região. Atualmente, sua atuação abrange os 26 municípios do Território de Identidade Litoral Sul.
“Em 2016, quando o Instituto Nossa Ilhéus realizou a primeira edição desse encontro de compromisso em prol do desenvolvimento sustentável, 19 prefeituráveis assinaram o documento proposto. Nesta segunda edição, o apoio foi ampliado com a adesão de mais entidades e pessoas comprometidas em garantir a continuidade e expansão das ações que promovem o desenvolvimento integrado e sustentável da nossa região. Com isso, nossa expectativa é que pelo menos 50 candidatos honrem os eleitores com suas assinaturas no encontro do dia 2”, destaca Socorro Mendonça, líder do Fórum.
Programação – O evento, que será aberto ao público, contará com a presença de lideranças locais, apoiadores e demais membros da sociedade civil interessados na temática. A programação inclui uma palestra intitulada “Oportunidades para o desenvolvimento sustentável com indicadores da Agenda 2030”, ministrada por Grazielle Anjos Carvalho, doutora em Geografia, consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e criadora do método CHESI de Aceleração de Cidades Inteligentes no Brasil. Na ocasião, haverá também um painel sobre “O papel da sociedade civil para o desenvolvimento territorial”, com a presença confirmada do prefeito da cidade de Indiaroba (SE), Adinaldo do Nascimento Santos, que apresentará cases de inclusão socioeconômica referente aos períodos sob sua gestão.
Envie seu comentário