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Bahia

Faturamento da Simpress na Bahia cresce 16% em 2024

Em Salvador, Simpress tem uma de suas 16 filiais no Brasil e vai inaugurar hub logístico; no estado a empresa tem clientes como Detran, TV Bahia, Universidade Católica de Salvador e Tribunal Regional Eleitoral

Fernando Danesi, diretor comercial da Simpress: “Intensificaremos a proximidade das operações com os clientes, expandiremos nossa cobertura de mercado e manteremos o foco no atendimento e na satisfação dos clientes”

Março de 2025 – O faturamento da Simpress (empresa pioneira em outsourcing de equipamentos de TI e líder do setor no país) na Bahia cresceu 16% em 2024 em relação ao ano anterior. A taxa é maior do que o aumento da receita bruta da companhia no país (12%). O crescimento da Simpress na Bahia está ligado à bem-sucedida ampliação da oferta de soluções por parte da empresa. Lançadas pouco antes do início da pandemia, as soluções PCs (notebooks e desktops) e Mobile (smartphones e tablets) foram, em 2024, os principais motores de crescimento da empresa, que nasceu focada no outsourcing de impressão. No estado, o pilar PCs saltou 89%. Já as frentes Mobile e Automation (impressoras térmicas e coletores de dados) avançaram 37% e 20%, respectivamente.

No estado a Simpress faz locação, gestão, manutenção e venda de notebooks, smartphones, impressoras, coletores de dados, desktops, impressoras térmicas e tablets para clientes como Detran, TV Bahia, Universidade Católica de Salvador e Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

Hub logístico em Salvador

Salvador abriga uma das 16 filiais da Simpress no Brasil e receberá um hub logístico da companhia no primeiro semestre de 2025. A novidade faz parte de ambicioso projeto de descentralização da empresa em seu processo logístico, o que inclui implantação de 50 mini-hubs nas principais capitais e regiões do Brasil. Com os novos espaços, cerca de 85% da demanda emergencial de peças e equipamentos dos clientes da Simpress serão atendidos localmente – com ainda mais agilidade e eficiência.

Nos últimos anos, à medida que a companhia cresceu de forma acelerada, multiplicando o faturamento e o número de equipamentos alocados em clientes, a Simpress desenhou um projeto de descentralização da sua operação logística.

Com milhões de entregas por ano, o processo logístico era até então feito a partir de cinco centros de distribuição: um em Osasco (SP), um em Itajaí (SC), um em Barueri (SP), um em Santana de Parnaíba (SP) e um em Serra (ES). Em 2023, a Simpress inaugurou os primeiros três hubs em Brasília (DF), Itajaí (SC) e Curitiba (PR). Com os bons resultados, a empresa deu sinal verde para a expansão e o fortalecimento do projeto, com a implantação de hubs em Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Itajaí (SC).

Oportunidade significativa

“Apesar dos desafios econômicos enfrentados em 2024, a Simpress demonstrou um desempenho robusto, evidenciando que estamos no caminho certo, com investimentos estratégicos em novas frentes de negócio. Para 2025, estamos focados em potencializar a conversão de capex para opex no mercado de notebooks e desktops. Além disso, intensificaremos a proximidade das nossas operações com os clientes, expandiremos nossa cobertura de mercado e manteremos o foco no atendimento e na satisfação dos clientes, buscando capturar uma parcela ainda maior deste mercado em crescimento”, diz Fernando Danesi, diretor comercial da Simpress.

No Brasil, apenas 10% do segmento de PCs (notebooks e desktops) B2B é atendido pelo outsourcing, o que demonstra uma oportunidade significativa. A expectativa do IDC (International Data Corporation) é de que o mercado de PCs As a Service duplique até 2026, passando de uma demanda anual de 300 a 350 mil PCs em 2023 para 637 mil novas unidades no mercado, representando um crescimento total de 84%.

Danesi acrescenta que a adesão cada vez maior das empresas ao modelo de outsourcing de equipamento de TI é inevitável. “Financeiramente, não é vantajoso para uma empresa adquirir um computador ou notebook e ter a responsabilidade de gerenciá-lo ao longo do tempo. O modelo de outsourcing oferece tantos benefícios que, uma vez que os clientes o experimentam, não há retorno ao antigo sistema. Entre as inúmeras vantagens estão atributos operacionais significativos, como a desoneração do time de infraestrutura, permitindo que se concentrem em iniciativas mais estratégicas. O outsourcing também oferece benefícios fiscais e melhor governança, eliminando custos ocultos da operação”, afirma o diretor. “Estamos convictos de que 2025 marcará uma mudança de paradigma, em que o outsourcing será reconhecido não apenas como alternativa, mas como necessidade estratégica fundamental para enfrentar os desafios do presente e se preparar para o futuro”.

O avanço tecnológico desempenha papel central nesse contexto. Novos processadores, a expansão do uso de cloud computing e multicloud e a integração da inteligência artificial (IA) estão transformando o mercado. Outro ponto relevante é a necessidade de atualização do parque tecnológico. Em outubro de 2025, o Windows 10 deixará de receber atualizações de segurança da Microsoft. Isso significa que cerca de 7,9 milhões de PCs no mercado B2B brasileiro (1,9 milhão na educação) precisarão ser substituídos. A falta de atualização representa riscos significativos inclusive para a proteção de dados.

Já a alta do dólar vista nos últimos meses, que encarece notebooks e desktops, também favorece o modelo de outsourcing ou PC As A Service. Em vez de altos investimentos iniciais na aquisição de equipamentos (capex), o cliente paga pela contratação do uso do dispositivo como serviço (opex), melhorando o fluxo de caixa e permitindo maior controle financeiro. Além disso, libera as equipes de TI para focar em atividades mais estratégicas uma vez que a oferta contempla uma Central de Monitoramento com análise preditiva dos principais componentes dos equipamentos, evitando alto índice de chamados técnicos e rupturas operacionais.

Por fim, mas não menos importante, o descarte correto de equipamentos eletrônicos é outro desafio crescente para empresas e órgãos públicos. O modelo de outsourcing resolve essa questão ao assumir a responsabilidade pelo ciclo de vida completo dos dispositivos, reduzindo o impacto ambiental e alinhando-se às demandas por práticas sustentáveis.

Não por acaso, segundo a consultoria Deloitte, o mercado global de outsourcing deve alcançar 435,85 bilhões de dólares em 2025. Empresas e governos de todo o mundo reconhecem que o modelo proporciona maior flexibilidade e produtividade, além de permitir uma adaptação mais ágil às mudanças de mercado e às novas demandas tecnológicas.

Sobre a Simpress

Fundada em 2001, a Simpress, empresa do grupo HP, é pioneira em outsourcing de equipamentos de TI, como notebooks, smartphones, impressoras e coletores de dados. Líder de mercado no país, a companhia conta com mais de 2,4 mil funcionários, 16 filiais nas principais cidades e faz a gestão de mais de 700 mil equipamentos em 2,8 mil clientes ativos atendidos em todo o país, como Cobasi, Yamaha, Hermes Pardini, Dasa, Harald e Havan. A Simpress é a primeira empresa no seu segmento a oferecer a neutralização do carbono emitido pelo consumo de energia elétrica dos equipamentos utilizados pelos seus clientes. As soluções da Simpress oferecem mais eficiência, economia, flexibilidade e produtividade aos seus clientes.

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