Bahia
Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia abre inscrições para oficinas e workshops
Acessibilidade para produções e uso de Inteligência Artificial na direção de arte estão entre os temas das atividades formativas do evento, que acontece de 20 a 26 de abril.

Estão abertas as inscrições para as oficinas e workshops do 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia, que será realizado entre os dias 20 e 26 de abril, em Ipiaú (BA). Com uma programação que combina qualificação profissional e debate sobre questões estratégicas para o setor, as atividades formativas abordarão temas como acessibilidade, uso de inteligência artificial na direção de arte e estruturação de Film Commissions. As vagas são limitadas.
Interessados em participar das capacitações podem se inscrever gratuitamente pelo site oficial do evento. As formações presenciais irão ocorrer no Complexo Poliesportivo e Cultural de Ipiaú Dr. Salvador da Matta, principal ponto de encontro entre os participantes. Mas também haverá oficinas na modalidade on-line. Em ambos os casos, os inscritos receberão certificado com a carga horária correspondente a cada atividade.
Oficinas
Um dos destaques desta edição é a oficina de “Acessibilidade para Produções Audiovisuais”, que será ministrada por profissionais especializados em audiodescrição e acessibilidade comunicacional, abordando a inclusão de pessoas com deficiência no consumo e na produção de conteúdos cinematográficos. Também serão ministradas oficinas de “Introdução à Produção de Elenco” e de “Profissionalização Audiovisual”.
Voltada para gestores públicos e outros agentes culturais interessados no fomento ao setor, a oficina “Como Estruturar uma Film Commission” é outro destaque da programação do Fórum. A atividade irá abordar o que é uma film commission e sua importância, além de apresentar modelos existentes e o seu processo de implementação no âmbito municipal.
Workshops
Entre os workshops, um dos temas centrais é o uso da Inteligência Artificial no Audiovisual, que será discutido na formação “Criatividade Ampliada – O Papel da IA na Direção de Arte”. A atividade pretende explorar ferramentas baseadas em IA, seu uso na criação de cenários e personagens e os desafios éticos envolvidos nesse contexto.
Para quem está iniciando a trajetória no cinema, haverá o workshop “Pensando Mundos: da Ideia ao Roteiro”. Já para aqueles que desejam apresentar seus projetos de forma atrativa para players do mercado, a organização do evento incluiu ainda uma capacitação em pitching, voltada, sobretudo, para os participantes inscritos nas rodadas de negócios e na sessão de pitching que será realizada durante o próprio Fórum. Serão ofertadas apenas 20 vagas para cada atividade.
Confira a seguir mais detalhes:
Oficina “Introdução à Produção de Elenco”, com Elson Rosário
21 e 22 de abril – 8h às 12h (presencial)
Oficina “Profissionalização Audiovisual”, com Plínio Gomes
21 e 22 de abril – 8h às 12h (presencial)
Oficina “Como Estruturar uma Film Commission”, com Milena Anjos
21 e 22 de abril – 8h às 12h (on-line)
Oficina “Acessibilidade para Produções Audiovisuais”, com Dêivide Monteiro, Jurema Alves e Aisamaque Souza
21 e 22 de abril – 8h às 12h (on-line)
Workshop “Pensandos Mundos: da Ideia ao Roteiro”, com Rayane Teles
21 de abril – 14h às 18h (presencial)
Workshop “Criatividade Ampliada: o Papel da IA na Direção de Arte no Audiovisual”, com Leonardo Fernandes
22 de abril – 14h às 18h (presencial)
Workshop “Como Fazer um Pitching”, com Michel Santos
23 de abril – 14h às 18h (presencial)
Sobre o Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia
O 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia visa fortalecer o cinema produzido fora dos grandes centros urbanos e fomentar políticas públicas para o setor. Realizado pela Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste Baiano (Sasb) e produzido pela Voo Audiovisual, o evento terá como anfitrião nesta edição o 4º Circuito Cine Éden, mostra de cinema que também será realizada de 20 a 26 de abril, em Ipiaú.
A programação de ambas ações serão integradas. No caso do Fórum, além das oficinas e workshops, o encontro contará ainda com mesas de debate e rodadas de negócios, sendo voltado para profissionais, estudantes e demais agentes do setor dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
—

Envie seu comentário