Bahia
Governo do Estado prevê entrega de mais 104 mercados municipais requalificados ou construídos

O corpo de uma jovem de 18 anos foi encontrado enterrada em uma cova rasa, na zona rural de Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia. Nesta segunda-feira (23), ninguém ainda havia sido preso pelo crime, mas a polícia informou que o caso é investigado como feminicídio.
A vítima foi identificada como Reisiele Costa Novais. No dia 2 de janeiro, ela já havia sido agredida e jogada no mesmo local. Naquela ocorrência, ela foi encontrada por um morador da região, que a socorreu e acionou o Corpo de Bombeiros, mesmo órgão que fez o resgate do corpo nesse sábado (21).
De acordo com a polícia, dois homens invadiram a casa da jovem e a sequestraram. Ela foi encontrada com o rosto ensanguentado, amordaçada, tinha mãos e pés amarrados e diversas lesões de facadas. Ainda não há, no entanto, detalhes sobre quando isso aconteceu.
O corpo foi encontrado em um buraco de cerca de quatro metros. Ele foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e está no Instituto Médico Legal (IML), onde passará por necropsia. Não há informações sobre o sepultamento da vítima.
Nos últimos anos, a CAR celebrou convênios com Associações, Cooperativas, Consórcios e Prefeituras como forma de incentivo e fomento à agricultura familiar, gerando renda em diversos municípios do interior da Bahia.
Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, os mercados municipais são, de fato, locais onde a agricultura familiar e a população da cidade se encontram. “É um momento em que a agricultura familiar consegue comercializar seus produtos, mas também onde os consumidores adquirem o produto sabendo sua origem. Entendendo que essa é uma ação estruturante, o Governo da Bahia, por meio da CAR, vem requalificando os mercados, onde estamos oportunizando a esses públicos um espaço de identidade, com condições sanitárias. É o shopping aberto dos pequenos municípios”.
Em Poções, por exemplo, o Centro Comercial Monsenhor Honorato, entregue em outubro de 2022, é motivo de orgulho para as 40 famílias de feirantes que vendem alimentos, roupas, utensílios de casa, eletrônicos, entre outros. O espaço atende à população do município estimada em 46.900 habitantes.
João Honorato, da comunidade de Pedrinhas, comercializa frutas e verduras no local. “Antes era muito sofrimento, a gente trabalhava debaixo dos pés de pau, carregando caixa para cima e para baixo. Hoje, é só abrir as portas e atender os clientes, que agora podem entrar no nosso box e até tomar um cafezinho”.
O presidente da Associação dos Feirantes de Poções, Genivaldo Carvalho, conhecido como Vado, comercializa caldo de cana e também comemora. “Meus produtos vêm da zona rural. Eu mesmo planto, colho e trago para comercializar. Aqui antes era desapropriado para o trabalho de todos. Com o piso quebrado, as pessoas tropeçavam. Hoje, estamos em um lugar asseado, o que aumentou a quantidade de clientes, que agora estão mais satisfeitos. Isso é perceptível. Eles encontram um lugar em que se sentem melhor, a gente também atende melhor e com mais alegria”.
Os próximos municípios que irão contar com mercados novos ou requalificados são Amargosa, Andorinha, Camacã, Caldeirão Grande, Cristópolis, Guarantinga, Rafael Jambeiro, Gandu, Retirolândia e Várzea da Roça, entre outros.

Envie seu comentário