Conecte-se conosco

Bahia

Hospital Ortopédico do Estado da Bahia realiza novo mutirão de cirurgias, dessa vez com foco em crianças

Objetivo é reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas e liberar leitos para casos mais complexos

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, gerido pelo Einstein, realiza amanhã, sábado (24), mais um mutirão de cirurgias: o primeiro com foco em procedimentos pediátricos da unidade. A iniciativa tem como principal objetivo reduzir a fila de espera para cirurgias ambulatoriais e liberar leitos para casos mais complexos.

A ação atenderá crianças e adolescentes, entre 2 e 13 anos, cadastradas no Sistema Estadual de Saúde (SUS). A expectativa é que quatro cirurgiões realizem, simultaneamente, a operação de 20 pacientes no centro cirúrgico do Day Hospital da unidade.  A maior parte dos casos será de alongamento de tendão e retirada de cistos.

“Esse mutirão vai liberar leitos para crianças que precisam de atendimentos mais complexos e consequentemente deverão ter o tempo de espera reduzido”, explica Roger Monteiro, Diretor do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia.

Em 150 dias de funcionamento, a unidade chegou ao marco de mais de 2 mil cirurgias com a realização do mutirão de joelho iniciado no último final de semana. “Vamos conseguir bater a meta do mutirão sem cancelamentos e intercorrências durante os procedimentos e prestar um serviço de excelência para a comunidade”, comemora Roger.

Sobre o Hospital Ortopédico do Estado

Inaugurado em 04 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos. 

A unidade conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática. 

O Hospital Ortopédico do Estado é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein na região Nordeste. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social, e trabalha para melhorar a equidade da saúde no país.