Bahia
ITABUNA,UMA VIAGEM NO TEMPO
ITABUNA,FAZ HISTÓRIA
A história de Itabuna é interessante; desde a década de 1910 até hoje, muita coisa mudou, e todas essas transformações influenciaram o desenvolvimento da cidade.
Na data em que festejamos a elevação do Arraial de Tabocas à condição de município e cidade de Itabuna, ocorrido a 28 de julho de 1910,muita coisa aconteceu.
A palavra Itabuna vem do tupi e significa “padre de pedra“. O nome escolhido para a cidade faz referência a uma rocha com formato que lembra um padre.
A Cachoeira de Itabuna ficava em Tabocas e, posteriormente, deu nome ao novo município.
A história de Itabuna,pasmem,começa em Sergipe.Uma crise financeira motivou alguns sergipanos a buscarem uma vida melhor, e muitos deles vieram parar na Bahia,na época no povoado de Tabocas.
O cultivo do Cacau estava em alta, e não faltou emprego aos novos moradores da região. Foi assim que o povoado começou a se desenvolver também economicamente.
Pelo porto de Ilhéus chegavam todas as novidades, vindas de outros estados brasileiros e até do exterior. Após a emancipação, estradas e ferrovias surgiram na região, o que também contribuiu com o desenvolvimento da cidade.
O fundador da cidade de Itabuna, José Firmino, foi um dos sergipanos que chegou na Bahia nessa época. Foi ele quem solicitou ao governo a criação do município e prometeu doar terrenos para a construção dos primeiros edifícios.
Até os anos cinquenta, o município de Itabuna era grande e ia até Itapuí, hoje Itororó, e as marinetes da Companhia Viação Sul Baiano (SULBA) ligavam a cidade a alguns de seus distritos, principalmente os mais prósperos como Macuco (Buerarema), Itaúna (Itapé), Palestina (Ibicaraí). Também havia linhas para Ilhéus e outras localidades da região.
Os lugares da moda eram os Cines Catalunha, Itabuna, Marabá ( o mais famoso), Plaza e Oásis.
As festas carnavalescas do Grapiúna e do Itabuna, embalavam a moçada da época.
A principal catedral católica da cidade, em homenagem a São José o padroeiro de Itabuna. Possui uma arquitetura singular e é a principal igreja católica da cidade.
A Itabuna de hoje,tornou se uma jovem senhora mais altiva e imponente,ainda carrega consigo aquele misto de menina e mulher,em seu comércio muitos dos que despontaram ainda sobrevivem apesar das turbulências da covid.
E nestes seus 111 anos,que possamos ver e viver tempos mais felizes,que seus governantes te tratem com o respeito e a dignidade que você merece minha cidade querida.
PARABÉNS ITABUNA,FELIZ ANIVERSÁRIO!!
Postagem:Juci Santana
Coach
Desenvolvimento de Pessoas
Mentoria e Projetos
Envie seu comentário