Bahia
Itacaré sedia 1º Seminário de Gestão Consorcial – Propostas e Inovações do CDS Litoral Sul
Itacaré foi palco, nesta quinta-feira, 28, de um importante evento que reuniu prefeitos e prefeitas, além de representantes institucionais da região. O 1º Seminário de Gestão Consorcial, do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul (CDS-LS) teve como objetivo apresentar ações que contribuem para o desenvolvimento do território. A reunião contou com a presença de 13 prefeitos que fazem parte do Consórcio, além de importantes órgãos e instâncias como o Governo do Estado, Sebrae, Caixa Econômica Federal, FecBahia, UPB, USFB e UESC.
O evento foi caracterizado por uma dinâmica envolvente, com apresentações e discussões sobre projetos e convênios que promovem o bem-estar das populações municipais. Entre os temas abordados, destacaram-se as parcerias para soluções inovadoras que os municípios podem adotar por meio da gestão consorcial. Com o apoio de instituições governamentais e do setor privado, o Seminário se tornou um espaço de troca de experiências e aprendizado.
O prefeito de Itacaré e presidente do CDS-LS, Antônio de Anízio, destacou a relevância dos consórcios no atual cenário da administração pública. “Antigamente, muitas vezes, os consórcios eram negligenciados, mas hoje são fundamentais para permitir que cidades, mesmo com limitações financeiras, possam participar de grandes projetos de desenvolvimento. A gestão consorcial proporciona uma união de forças para viabilizar investimentos e implementar melhorias em diversas áreas”, ressaltou Antônio de Anízio.
A Caixa Econômica Federal também teve um papel de destaque no Seminário, ao apresentar um estudo sobre a importância da parceria entre o CDS-LS e as iniciativas de infraestrutura nos municípios. A instituição expôs como o Consórcio tem sido um canal para a realização da Parcerias Público-Privada (PPP) de iluminação pública, frisando a relevância da participação dos municípios neste processo. Durante o evento, foi entregue um Relatório Técnico sobre os projetos de iluminação iniciado em sete cidades consorciadas.
O Sebrae, parceiro na realização do evento, reforçou a importância do fortalecimento dos consórcios e a necessidade de os prefeitos se engajarem de forma ativa nas discussões e na implementação das propostas. Segundo a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, a parceria entre o Sebrae e o CDS- LS tem sido essencial para o avanço das iniciativas de capacitação e suporte técnico aos municípios, garantindo que as ações propostas sejam eficazes e tragam resultados concretos.
Durante apresentação sobre as ações desenvolvidas pelo consórcio durante a gestão de Antônio de Anízio, o secretário executivo do Consórcio Litoral Sul, Luciano Veiga, mencionou diversas conquistas, como a execução de obras de infraestrutura na zona rural, construção de pontes e mercados municipais, que beneficiaram diretamente as populações das cidades envolvidas.
O Seminário ainda contou com palestras de especialistas e cases de sucesso que demonstraram como a união de esforços entre municípios pode gerar resultados significativos para o desenvolvimento regional.
Envie seu comentário