Conecte-se conosco

Bahia

Ivana Bastos aplaude gestores municipais baianos pela passagem do Dia do Prefeito

Celebrado no dia 11 de abril, a passagem do Dia do Prefeito foi motivo de moção de aplausos protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia pela presidente da Casa, deputada Ivana Bastos. No documento, ela saudou os 417 chefes de executivos municipais baianos e destacou peculiaridades do cotidiano do chefe do executivo municipal, por conhecer mais de perto a realidade do município, e por ser procurado constantemente pelo munícipe, para a resolução de suas pendências ou problemas. “É nas cidades onde as pessoas desenvolvem e estabelecem as suas relações familiares, pessoais, econômicas, políticas, religiosas. O município é a residência pública do cidadão”, colocou.
A parlamentar destacou que um dos principais deveres do prefeito é fazer da cidade um lugar mais aprazível, “o que leva a um estreitamento entre a autoridade e o munícipe”. Um bom prefeito, segundo Ivana, deve ser muito mais que um bom gestor da máquina pública e dos cuidados com os logradouros da cidade. “A ele, cabe também ser um bom amigo e até um conselheiro para os moradores, em momentos os mais inesperados”.

Ainda como deveres de um chefe do executivo municipal, Ivana citou a aplicação dos recursos provenientes dos impostos cobrados dos contribuintes, e das verbas repassadas pelo Estado e pela União, obedecendo a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Orçamentária Anual do município, o trabalho com a educação, os cuidados com a saúde básica, o planejamento de obras, a iluminação, saneamento e limpeza públicas; proteção do meio ambiente e do patrimônio histórico-cultural; além de realizar concursos públicos, entre outros.
A chefe do Legislativo recomendou aos prefeitos o estabelecimento de um bom diálogo com a sociedade, por meio dos conselhos estaduais e tutelares, associações e sindicatos, das rádios locais, para que possa conhecer melhor as reivindicações e anseios da população.
“E como papel primordial para que ocorra uma profícua gestão, é essencial concertar uma boa parceria com o seu ou a sua vice, bem como promover uma relação harmônica com a Câmara de Vereadores”, disse, aplaudindo os 417 gestores municipais baianos – e estendendo a homenagem aos outros 5.153 prefeitos e prefeitas brasileiros.
Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *