Bahia
Levantamento da Neoenergia Coelba contempla ocorrências registradas entre janeiro e abril: redução de 12,5% em relação a igual período de 2024

O número de colisões contra postes da rede de distribuição de energia na Bahia recuou no primeiro quadrimestre de 2025. Conforme levantamento da Neoenergia Coelba, o número de ocorrências caiu 12,5% ante igual período de 2024. Como consequência dos sinistros registrados em todas as regiões baianas, mais de 634 mil pessoas ficaram sem energia. Esse número, isoladamente, reduziu 9,4% em comparação com o mesmo quadrimestre do ano anterior.
“Apesar da redução no número de colisões contra os postes da rede de distribuição de energia elétrica no primeiro quadrimestre deste ano, ainda registramos ocorrências todos os dias em toda a Bahia. São veículos de todos os portes que colidem e causam, em alguns casos, o rompimento de cabos, tombamento de postes e falta de energia. O serviço de recomposição da rede após uma colisão é uma tarefa que demanda um cuidado ainda maior por parte das nossas equipes e, nem sempre, é simples de executar. Por isso, e dentro do mês de conscientização pela redução dos acidentes de trânsito, reforçamos que a população tenha consciência e dirija de maneira segura”, destaca Rosy Santos, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba.
As colisões causam um grande transtorno ao sistema de fornecimento de energia pois, na maioria dos casos, acontecem em áreas de grande movimentação como avenidas importantes. Além da quebra dos postes, as colisões podem provocar o rompimento de cabos, o que prejudica ainda mais a população por causa da interrupção no fornecimento de energia. A instalação de um novo poste e da nova fiação, quando necessária, é um serviço complexo e que demanda tempo e esforço das equipes técnicas.
Dependendo da gravidade da ocorrência, as equipes de campo precisam também aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar o trabalho de manutenção. Dada a importância do tema, a Neoenergia Coelba enfatiza constantemente os cuidados que devem ser tomados durante um acidente com poste de energia.
Prevenção e Tecnologias de automação
Mesmo com os trabalhos desempenhados pela distribuidora – com a instalação de um tubo de concreto na base dos postes para proteção e aumento na área de contato em caso de colisão, a direção defensiva é maior aliada para a redução dessas ocorrências, que podem ser fatais. Ao adotar práticas defensivas, os motoristas podem reduzir significativamente o risco de colisões, protegendo a si mesmos, seus passageiros e outros usuários da via, contribuindo para um trânsito mais seguro e eficiente.
A Neoenergia Coelba tem investido em novas tecnologias para diminuir o impacto dessas ocorrências aos clientes. Entre elas estão os equipamentos automatizados que possuem a lógica de reconfiguração automática, denominada self-healing, que permitem retomar o fornecimento de energia, em uma área interrompida, com até 60 segundos. Ao detectar uma interferência, que pode ser causada pelo acidente de um veículo, mas também pela queda de árvores, efeitos climáticos ou até animais, o self-healing isola automaticamente a região afetada e reconecta a rede por outro caminho, garantindo o retorno imediato do serviço.
Orientações de segurança
A principal orientação de segurança em casos de colisão é que, se cabos forem partidos e caírem ao solo, é importante que as pessoas permaneçam no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da distribuidora. As pessoas não devem se aproximar do local da colisão. Com o impacto da batida, os cabos de energia podem se romper e cair no veículo ou no chão.
A concessionária alerta também que, em caso de acidente com poste da rede elétrica, é fundamental manter a calma e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Neoenergia Coelba por meio do número 116. Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes podem ter que arcar com os danos causados.
A maior prevenção, porém, vem da conscientização do motorista e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes. Seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são algumas das orientações dos principais órgãos relacionados ao assunto.
Ranking
|
*2,79 = média de moradores por domicílio na Bahia – Censo IBGE 2022
Foto: Divulgação / Neoenergia Coelba

Envie seu comentário