Bahia
“Pílulas” do Projeto Capoeira nas Ondas do Rádio serão veiculadas até o final de janeiro
Um total de 15 mestres(as) de capoeira que gravaram “pílulas” de um minuto sobre diferentes temas relacionados à capoeira serão ouvidos(as) ao longo da programação deste mês de janeiro da Rádio Nova Brasil FM (104,7 FM). Os programas fazem parte do Projeto ‘Capoeira nas Ondas do Rádio’, que está em sua segunda edição. O objetivo é salvaguardar, valorizar e preservar a história e a memória da capoeira e de seus mestres e mestras; promover o acesso dos baianos a informações sobre essa manifestação cultural e difundir a luta-dança.
A ação de cunho informativo e educativo é protagonizada pelos(as) mestres(as) Gajé, Curió, Itapuã, Pelé da Bomba, Nenel, Jararaca, Janja, Preguiça, Patrícia, Nal, Macaco, Dedé, Lua Rasta, Tonho Matéria e Careca. O Projeto é uma realização da Maré Cheia Produções Criativas e Sustentáveis, com produção da Colecult e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Centro de Culturas Populares e Identitárias e Secretaria de Cultura da Bahia.
Entre os temas abordados, destacam-se: “Mulheres na capoeira”, “A internacionalização da capoeira”, “A criança na capoeira”, “Composição da bateria de capoeira Angola”, “Quem foi mestre Bimba”, “Capoeira e sua musicalidade”, “Capoeira Regional”, “O que é uma ladainha”, “Capoeira como ferramenta de educação”, “A diversidade na capoeira”, “Capoeira nas festas populares”, “Capoeira Angola”, “A capoeira de Santo Amaro” , “Toque da Íuna” dentre outros temas.
Os mestres e mestras convidados(as) para abordar esses e outros temas de igual relevância são de diferentes linhagens da capoeira, a fim de garantir a diversidade. Segundo a mestra em educação curadora do Projeto, Franciane Simplício, professora de capoeira do Grupo Gangara mais conhecida como Bisonha, “o grande barato do projeto é a valorização de mestres e mestras de capoeira enquanto cultura viva, detentores(as) de conhecimento e porta-vozes da sua própria cultura”, frisou. Cada mestre(a) participante do Projeto recebeu o valor de R$ 1 mil reais, como forma de incentivo e valorização do seu trabalho.
Em 2018, a Maré Cheia Produções Criativas e Sustentáveis realizou a primeira edição do Projeto Capoeira nas Ondas do Rádio, através do Edital Capoeira Viva Salvador da Fundação Gregório de Mattos, com veiculação de programas durante dois meses pela Rádio Educadora FM 107. Naquela ocasião, os protagonistas foram pesquisadores da capoeira, tais como Neuber Leite, Pedro Abib, Vítor Castro, Rosangela Araújo, Antonio Liberac, Maria Luisa, Franciane Simplício, Paulo Magalhães e Eduardo Correia, entre outros.
A curadora de “Capoeira nas Ondas do Rádio”, Franciane Simplício, atuou como organizadora e/ou pesquisadora de diversos livros, tais como: “Maltas de Saia – histórias das mestras de capoeira da Bahia” (2021), “Capoeira em múltiplos olhares – estudos e pesquisas em jogo” (editado em 2016 e relançado em 2020), “Pensando a capoeira – dimensões e perspectivas” (2015), “A Capoeira em Salvador – Registro de mestres e instituições” (2015) e “Mestres e capoeiras famosos da Bahia” (2009).
Envie seu comentário