Conecte-se conosco

Bahia

Prefeitura de Itabuna participa de encontro promovido pelo Ministério de Agricultura e Pecuária

A Prefeitura de Itabuna participou na terça-feira, dia 1º, no auditório da Superintendência da CEPLAC de um importante debate sobre o futuro da cultura do cacau. O encontro, denominado oficina “Projeto Cacau-Ilhéus”, foi uma iniciativa da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Representada pelo secretário João Carlos Oliveira da Silva, titular da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), o evento discutiu que, com os avanços das mudanças climáticas, a agricultura enfrenta desafios que ameaçam a segurança alimentar e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Para enfrentar essas adversidades, o projeto “Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas em Sistemas Agroflorestais na Produção de Cacau nos Biomas Amazônia e Mata atlântica” surge como uma iniciativa inovadora para promover práticas agrícolas adaptáveis e sustentáveis, focando na produção de cacau, símbolo da região Sul da Bahia.

O titular da SEAGRIMA participou do encontro acompanhado de profissionais e técnicos da Prefeitura de Itabuna que são especialistas no assunto. No evento, o grupo trocou conhecimento com consultores e especialistas da CEPLAC e representantes da comunidade.

Para o engenheiro agrônomo da SEAGRIMA Rafael Conrado dos Santos, o debate foi importante para firmar apoio operacional e aprender mais sobre boas práticas agrícolas e ambientais. “Os produtores terão apoio operacional e financeiro para implantar áreas de sistemas agroflorestais (SAFs)” disse.

“Ou seja, conseguiremos suporte para plantar árvores de porte diversos e especificidades que poderão gerar incremento na renda desses produtores, além de auxiliar na melhoria da qualidade ambiental”, disse Rafael

“O momento também serviu para que as autoridades conhecessem as necessidades da nossa região, como pontua o secretário João Carlos Oliveira da Silva” acrescentou.

“ O encontro foi fundamental para levar nossas demandas aos governantes. Precisamos de soluções e políticas públicas que sejam mais eficazes e realmente atendam às expectativas da Região Cacaueira, como a necessidade de um laboratório para análise, equipamento importante para o desenvolvimento da agricultura regional” pontuou o secretário.

A oficina “Projeto Cacau-Ilhéus” foi dividida em dois momentos, sendo que no primeiro especialistas da área ministraram palestras sobre desenvolvimento agrícola e preservação ambiental enquanto no segundo, aconteceu uma roda de debates com todos os participantes.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *