Bahia
Protagonismo feminino: mulheres relatam suas experiências no voluntariado
_Programa Bahia. Estado Voluntário conta com mais de 27 mil voluntários, sendo 1.607 mulheres_

No mês de março, é celebrada a força e a determinação das mulheres – e, com isso, é essencial destacar o impacto do voluntariado feminino na transformação social. O Programa Bahia. Estado Voluntário, que reúne mais de 27 mil voluntários, tem sido um espaço de acolhimento e protagonismo para mulheres que desejam fazer a diferença. Dentre essas histórias inspiradoras, Débora Luísa e Aline de Jesus Alcântara compartilharam suas experiências como o voluntariado.
O programa é viabilizado através da plataforma online Programa Bahia. Estado Voluntário. Essa solução digital proporciona o encontro entre voluntários, organizações da sociedade civil e o governo, para troca de experiências, divulgação de suas ações e participação nos projetos sociais. Desde o lançamento do programa, em 2019, até o momento atual, 16.707 mulheres já se candidataram como voluntárias.
*A força do voluntariado feminino*
Para Débora Luísa, voluntária no Projeto Busca Ativa Solidária – SAC Itinerante, a decisão de se dedicar ao voluntariado veio do desejo de crescimento pessoal e superação. “O voluntariado nos permite conhecer novas pessoas e realidades, promovendo uma troca de aprendizados constante. Para mim, foi uma experiência de autoconhecimento e realização pessoal, uma forma de superar desafios e encontrar propósito em cada ação”, conta.
A voluntária destaca ainda o papel das mulheres nessa jornada, ressaltando a sensibilidade e a empatia como grandes diferenciais. “Nós, mulheres, temos uma capacidade única de nos conectar com as necessidades do outro, de doar tempo e amor. O voluntariado nos torna protagonistas de mudanças concretas, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária”, ressalta.
A servidora pública Aline de Jesus Alcântara, que também já atuou como voluntária no Projeto Busca Ativa Solidária – SAC Itinerante, encontrou no voluntariado uma oportunidade enriquecedora. “Sempre tive vontade de ser voluntária, mas não sabia por onde começar. Foi quando descobri o site do Bahia. Estado Voluntário e encontrei o projeto do SAC. A experiência me permitiu trocar conhecimentos com outros voluntários e, principalmente, com os cidadãos, algo que agregou muito à minha vida”, afirma.
Aline também reforça os desafios enfrentados pelas mulheres no voluntariado, como a sobrecarga de responsabilidades, mas destaca o impacto positivo da participação feminina. “Apesar dos desafios, temos vantagens que fazem toda a diferença: nossa empatia, a capacidade de comunicação e a construção de redes comunitárias, que fortalecem o apoio social e promovem mudanças reais”, finaliza.
À frente do Programa Bahia. Estado Voluntário, a coordenadora Kátia Camillo acompanha de perto o papel essencial das mulheres na cultura do voluntariado. “As mulheres têm sido protagonistas em diversas frentes do voluntariado, promovendo transformações significativas nas comunidades onde atuam. Nossa missão é continuar incentivando essa participação, conectando mais mulheres a projetos que impactam vidas e constroem um futuro mais solidário”, explica.
*Entenda o Projeto Busca Ativa Solidária*
A iniciativa é realizada em parceria com a Rede SAC. Inicialmente era desenvolvida apenas no SAC Bela Vista, mas com a necessidade de expansão, tornou-se itinerante e abraçou também as unidades da Rede SAC Shopping Barra e Shopping da Bahia. Em 2024, 43 voluntários ao todo apresentaram o Programa Bahia. Estado Voluntário aos cidadãos que frequentaram as unidades SAC, além disso, orientaram ONGs sobre o uso da ferramenta para conectar pessoas a projetos sociais e campanhas para doações.
*Faça parte dessa corrente do bem*
Com 27.179 voluntários e 2.925 projetos cadastrados, a plataforma já gerou mais de 60 mil formas de impactar positivamente a vida de alguém. Se você deseja fazer parte dessa corrente do bem, basta se cadastrar no site www.estadovoluntario.ba.gov.br e encontrar uma oportunidade que se alinhe ao seu propósito.

Envie seu comentário