Bahia
Reitor destaca o papel da Uesc na formação de quadros para as gestões municipais
Ao desejar sucesso às técnicas universitárias Sayonara Machado e Evani Cavalcante, que foram cedidas para exercerem o cargo de secretárias municipais na atual administração da Prefeitura de Ilhéus, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, destacou o importante papel da Instituição na qualificação de quadros, em nível de graduação e/ou pós-graduação, que estão presentes nas gestões municipais de toda a região de abrangência da Universidade.
A servidora Sayonara Machado, que exercia a chefia da Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH), assumiu o cargo de secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza de Ilhéus; e a técnica Evani Cavalcante, que integrava a equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), agora é secretária municipal de Educação. Ambas as cessões foram feitas por solicitação do prefeito Valderico Júnior.
Nomeado pelo prefeito Augusto Castro como secretário de Governo, em Itabuna, Luciano Rodrigues Veiga é pós-graduado em Planejamento de Cidades e foi representante da Amurc no Conselho Superior (Consu) na Uesc.
O reitor também citou a eleição do atual vice-prefeito de Itabuna, Josué Brandão Júnior, professor da Uesc aposentado nos últimos dias, e da vice-prefeita de Ilhéus, Wanessa Gedeon, graduada em Administração na Universidade, além de prefeitos, vereadores e indicados para cargos na gestão pública no Sul da Bahia.
Ao longo de sua história, desde a existência da Fespi, a Uesc se notabiliza pela formação de profissionais especializados que prestam serviços em grandes empresas e em cargos públicos do Governo da Bahia e em órgãos da estrutura do Governo Federal e do Poder Judiciário.
Conforme o reitor Alessandro Fernandes, “a Uesc cumpre assim o seu papel social também, em mais uma etapa, além das suas atividades acadêmicas. E é importante essa relação com os municípios da região porque a Uesc tem um protagonismo regional através de suas relações institucionais, independente de partidos políticos. A universidade é suprapartidária e atua em prol do desenvolvimento da região”, acrescenta ele.
Fernandes salienta que a Universidade pretende ampliar essa parceria com os municípios regionais. “No final do ano, realizamos um evento em Ilhéus, juntamente com a Amurc e o Sebrae, quando fizemos um acolhimento aos prefeitos e prefeitas, que foram eleitos e reeleitos, e a partir agora, no início de 2025, estreitaremos as relações. Com o Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras (Agir+) e estaremos presentes em todos os municípios, mais ainda”, ressaltou.
Para o vice-reitor, professor Maurício Moreau, a Uesc, ao longo da sua existência, tem cumprido um papel fundamental, tanto na área de Ensino, Pesquisa e Extensão, como, cada vez mais, na interlocução de políticas públicas para a região. Então, essa articulação da Universidade Estadual de Santa Cruz com os municípios, com as outras Instituições de Ensino Superior aqui da região, tem trazido muitos benefícios para toda a sociedade.
Envie seu comentário