Conecte-se conosco

Bahia

Release Seminário Internacional Construção de Baixo Carbono

Lançado no último dia 11 de abril na sede do CREA Bahia em Salvador, o Seminário Internacional Construção de Baixo Carbono é idealizado e organizado pelo Centro Brasileiro Inovacao e Sustentabilidade, entidade que dialoga com grupos internacionais e promove o fomento e o uso do bambu junto ao governo federal e estadual.

Com o apoio do CREA Bahia, CAU Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Faculdade de Ilhéus, do Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual do Turismo (SETUR) e a Secretaria Estadual de Agricultura (SEAGRI) e do Banco do Nordeste, que possibilitaram a gratuidade nas inscrições.

O evento busca aprimorar o conceito de baixo carbono na construção civil, com destaque ao bambu, visto ser uma espécie abundante na região. O bambu pode ser utilizado na construção civil de residência populares a luxuosas. O bambu também pode ser utilizado em construções públicas como escolas ou mobiliário urbano, como praças e brinquedos, ponto de ônibus, além de estruturas turísticas, como mirantes.

Além das construções, o bambu também pode ser utilizado para móveis, utensílios e decoração, utilizando os bambus já existentes e prontos para serem utilizados.

Segundo a presidente da entidade, Katiane Gouvea, a Bahia tem potencial para se tornar referência nacional e internacional de construção de baixo carbono utilizando o bambu visto a qualificação proporcionada pelos os cursos de engenharias civil, florestal , arquitetura e edificações, além de construtores na região de Ilhéus, Itabuna e demais cidades da Região Sul da Bahia.

O evento contará também com apresentação da madeira laminada colada, de estrutura metálica, pré fabricado de concreto e a presença do colombiano Gustavo Teneche, que é construtor e possui experiência na exportação de bambu para países da Europa e Estados Unidos.

O preço médio do metro linear do bambu tratado para construção civil é de 20 a 25 reais o metro. O bambu é geralmente vendido em dúzias, com varas de 7 metros, oscilando entre 1.650 a 2.100 reais. Já o forro de bambu pode várias de 120 a 180 reais o metro quadrado.

De uma muda de bambu, brotam outros bambus naturalmente. Ele é uma grama, e não uma árvore. O manejo/corte a cada 3, 4 anos é indicado, e um plantio de bambu pode viver décadas. Segundo relatos, tem florestas de bambu com 50 anos em Pernambuco em plena atividade. Além do corte das touceiras do bambu, simular ao tronco”, também se recomenda recolher alguns brotos de bambu. O broto de bambu é um alimento rico em sais minerais, faz bem para sistema nervoso e coração, e seu preparo começa com o cozimento.

A muda de bambu varia de preço, de 10 a 40 reais, e seu manejo é simples. O bambu é uma alternativa ao eucalipto no uso da construção civil e obras, assim como demais usos industriais.

O evento é gratuito, e as inscrições são feitas no site www.cebis.org.br. O evento será no Centro de Convenções de Ilhéus e começa as 15h e tem o término previsto para as 21h.

Arquivos

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *