Bahia
Representantes da Prefeitura de Itabuna participam de encontro com avaladores do MEC na FASA
Representantes da Comissão Nacional de Avaliação dos Cursos de Medicina do Ministério da Educação (MEC) visitaram a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA) nesta quinta-feira, dia 26, para avaliação do curso de graduação da unidade. No evento, os secretários municipais de Saúde, Educação e Gestão e Inovação representaram a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).
A visita tem o objetivo de realizar o monitoramento do curso Medicina vinculado ao Programa Mais Médicos. Os secretários municipais Lívia Mendes Aguiar (Saúde), Moisés Figueiredo de Carvalho (Gestão e Inovação) e Josué Brandão Júnior (Educação) tiveram a responsabilidade de relatar as ações de contrapartida da FASA no município. O MEC avalia também como anda a integração ensino-serviço e se a faculdade atende aos requisitos legais para atuação na cidade.
Por meio do convênio com a FASA Itabuna junto a gestão já foram realizadas inúmeras ações para melhoria na qualidade da saúde pública enquanto contrapartida, a exemplo da requalificação e aquisição de equipamentos para as unidades de saúde, implantação da sala de simulação realística no SAMU-192, dentre demais avanços.
Outro grande feito nesta gestão, foi a implantação do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), que tem por objetivo garantir a representação do acesso das instituições de ensino – a exemplo da FASA – a todos os estabelecimentos de saúde, o que tem favorecido por exemplo, a inserção de alunos nas unidades, atuando e ajudando as equipes, como também, contribuindo no processo de aprendizagem prática.
Estiveram presentes representando o MEC, os avaliadores doutora Maria Cristina Subtil e Ademir Garcia Reberti. Representando a gestão a Prefeitura de Itabuna, além dos secretários, a subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto.
Além destes, as diretoras dos departamentos de Média e Alta Complexidade (MAC) e Atenção Primária (DAP), Roberta Fulgêncio e Alessandra Lopes, respectivamente, e as coordenadoras da urgência e emergência, do COAPES, e do NEP, Rafaela Caldas, Tatiane Reis e Luciana Brito. FASA Itabuna, representada pelo diretor-geral Dr. Luciano Tourinho, a coordenadora do curso de medicina, Dra. Mércia Margotto, dentre demais.
__________
Envie seu comentário