Bahia
Rosemberg Pinto pretende homenagear educadora Hilda Monteiro Menezes
O deputado Rosemberg Pinto (PT) pretende homenagear a educadora Hilda Monteiro Menezes dando o seu nome ao Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso. Em projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) com esse objetivo, Rosemberg contou que Professora Hilda é natural de Campo Formoso, onde nasceu na localidade de Brejão da Caatinga em 17 de setembro de 1925.
De acordo com o deputado, ela foi professora leiga do município pelo período de 12 anos, na comunidade de São Tomé. Posteriormente, estudou no Colégio Augusto Galvão, onde cursou o Magistério. Após a formatura, foi nomeada professora da rede estadual de ensino, retornando para lecionar em São Tomé, onde permaneceu por 4 anos, quando então foi transferida para a Escola Armindo Simões, desempenhando suas funções nesta unidade até a sua aposentadoria.
“Desnecessário discorrer sobre a importância social desta que é, sem dúvida, a mais honrosa das profissões, pelos ensinamentos para a conduta de vida e pela própria formação de todas as espécies profissionais”, afirmou Rosemberg ao justificar a homenagem à professora Hilda Menezes.
No documento, ele destacou a dificuldade de se lecionar nas “longínquas décadas de 40 ou 50, sem as mínimas condições de trabalho em sala de aula, sem sequer meios de transporte para acesso às escolas, tendo o professor muitas vezes que percorrer longos caminhos a pé, sob o sol abrasante, para levar os ensinamentos aos seus alunos”.
Segundo o parlamentar, foi nessas precárias condições que a dedicada professora, “em sua nobre missão de educar”, alfabetizou centenas de jovens e adultos na sede do município e na comunidade quilombola de São Tomé, distrito de Campo Formoso.
Envie seu comentário