Conecte-se conosco

Bahia

Veracel Celulose é uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia

A avaliação é da consultoria global Great Place To Work (GPTW), que analisa ambientes de trabalho em mais de 60 país. A companhia do Extremo Sul baiano alcançou a terceira colocação

A Veracel Celulose, indústria de produção de celulose no Sul da Bahia, é uma das Melhores Empresas para Trabalhar do estado da Bahia. O ranking é da Great Place To Work (GPTW), consultoria global que avalia e certifica ambientes de trabalho em mais de 60 países, e foi divulgado ontem (17). A empresa foi classificada na terceira posição.

A conquista se soma a outra marca importante, alcançada no início de 2024: a companhia recebeu, pela sexta vez consecutiva, a certificação GPTW, que reconhece empresas como excelentes lugares para trabalhar. A certificação é fruto de uma pesquisa interna que avalia a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho e ao clima organizacional.

“A Veracel é uma empresa que valoriza o colaborador. O resultado no ranking das melhores da Bahia é o reconhecimento do que ela é e mostra que trabalho no lugar certo”, diz Valter Franco, operador da Colheita Florestal, que esteve presente na cerimônia de premiação.

Para participar do ranking é necessário possuir a certificação concedida pela GPTW. A certificação inclui a aplicação de uma pesquisa de clima, que busca analisar a fundo o ambiente de trabalho sob a ótica dos colaboradores e o alcance do índice de 70% de favorabilidade nas questões (ou seja, a cada 10 funcionários, 7 precisam dar respostas positivas). 88% dos colaboradores da Veracel participaram da última pesquisa de clima GPTW, que apontaram um índice de favorabilidade de 87%.

“A certificação GPTW é muito mais do que uma pesquisa de clima, é uma ferramenta que nos permite identificar potenciais melhorias e direcionar esforços para, quando necessário, corrigir rotas”, comenta Márcio Veiga, Diretor Florestal da Veracel. “Sabemos que não existe empresa perfeita, mas saber que somos referência na Bahia nos enche de orgulho e nos mostra que estamos no caminho certo. Ser premiada como uma das melhores empresas para se trabalhar é uma conquista de todos os colaboradores da Veracel”, finaliza.

Diversas ações ajudam a explicar a conquista da empresa, muitas delas guiadas por um diagnóstico, estruturado em 2020, para ampliar as iniciativas de diversidade e inclusão. Entre elas, a criação, em 2023, do Programa Mentoria Pessoas Pretas, para capacitar funcionários autodeclarados pretos ou pardos e que contou com a participação de 28 colaboradores – já com uma nova etapa prevista para o segundo semestre de 2024.

Outros exemplos de destaque também foram o Programa Despertar, uma roda conversa com mulheres visando ao autoconhecimento e ao desenvolvimento, a formação da primeira turma afirmativa de mulheres no Programa de Formação de Operadoras de Máquinas Florestais, que teve 19 profissionais contratadas pela Veracel, além da formação de seis mecânicas de máquinas florestais em parceria com o SENAI, a criação de salas de apoio para mães em amamentação e a inauguração do Programa de Liderança feminina, voltado para a capitação de mulheres na empresa, que teve como resultado a promoção de mais de 69% das participantes já na primeira edição.

 

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo 6º ano consecutivo e a terceira melhor da Bahia em 2024.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.