Brasil
Bolsonaro indica pastor para Comissão de Ética da Presidência
O pastor reverendo Milton Ribeiro, da Igreja Presbiteriana de Santos, foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para fazer parte da Comissão de Ética Pública da Presidência. Esta é a primeira indicação dele ao colegiado, que investiga ministros e servidores.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o pastor tomou posse na Comissão em 21 de maio. Ele tem mandato de três anos, podendo chegar a seis anos.
A comissão é formada por sete advogados, sendo que seis foram indicados pelo ex-presidente Michel Temer. Em janeiro de 2018, ele teve 14 dos seus 28 ministros respondendo processos do grupo. O colegiado não tem o poder de punir servidores e ministros, mas recomenda exonerações ou aplica sanções administrativas.
Com o objetivo de “despetizar” o governo, assim que assumiu a Casa Civil, o ministro Onyx Lorenzoni demitiu 16 dos 17 servidores que trabalhavam na comissão. Essa medida paralisou as atividades temporariamente. Os conselheiros, então, pediram ao presidente a recontratação dos demitidos.
A presidência da comissão está com o advogado Paulo Henrique Lucon desde março, que tem buscado destravar ou arquivar processos que estavam parados desde 2016. O colegiado não permitiu acesso público aos processos em andamento ‘por motivos de sigilo’.
Envie seu comentário