Conecte-se conosco

Brasil

A cinco semanas de eleição, reitor da UFSB pede exoneração de cargo

Segundo assessoria da UFSB, Naomar Monteiro de Almeida Filho alegou falta de apoio e disse que sofria ‘pressões internas’.

O reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar Monteiro de Almeida Filho, pediu demissão do cargo durante uma reunião extraordinária do conselho universitário, na última sexta-feira (29). A informação foi confirmada ao G1 , nesta segunda (2), pela assessoria de comunicação da instituição de ensino.

A UFSB informou que, com a exoneração de Naomar, a vice-reitora Joana Angélica Guimarães da Luz assume o cargo e que todas as atividades permanecem sendo realizadas normalmente na instituição.

A decisão de Naomar foi tomada a cinco semanas da realização da primeira eleição para reitor da instituição de ensino, criada há quatro anos. Naomar foi o primeiro reitor da instituição. Ele foi nomeado para a função em 2013 pelo então ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

G1 não conseguiu contato com Naomar na noite desta segunda. Conforme a assessoria da UFSB, ele pediu exoneração do cargo por meio de uma videoconferência durante a reunião do conselho universitário, na última sexta. O reitor estava em Salvador no momento da reunião.

A instituição informou que Naomar alegou falta de apoio e disse que sofria “pressões internas” como motivação para pedir para deixar o cargo. Ainda conforme a UFSB, ele também era contra o escalonamento no curso de Medicina, proposto pelo conselho universitário. A UFSB possui campus em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Após a exoneração, nesta segunda-feira, a vice-reitora Joana Angélica Guimarães da Luz divulgou nota em que afirma que a decisão não afeta as atividades da instituição.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *