Brasil
PIB: Construção Civil mostra sua força e cresce acima da economia nacional
Enquanto a economia nacional cresceu 1,2% no segundo trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior, a Construção Civil registrou alta de 2,7%. O setor foi o segundo com maior crescimento no segmento Industrial e ficou atrás somente da Eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos. Todos os segmentos da Indústria cresceram. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (01/09) pelo IBGE.
A comparação do segundo trimestre deste ano, com igual período de 2021, revela crescimento de 9,9% na Construção, enquanto o País, nesta base de comparação, cresceu 3,2%.
Na avaliação dos primeiros seis meses de 2022, comparados a igual período do ano anterior, a Construção cresceu 9,5% enquanto o País cresceu 2,5%.
Já no acumulado dos últimos quatro trimestres, em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores, a Construção cresceu 10,5%, enquanto a economia nacional registrou expansão de 2,6%.
“Os resultados da Construção vêm em linha com o que já demonstrava a Sondagem Indústria d Construção, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O nível de atividade continua se expandindo, o que tem refletido positivamente no mercado de trabalho, conforme os dados do Caged e da PNAD Contínua vem demonstrando”, salientou a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos.
Segundo Vasconcelos, os resultados também confirmam as expectativas mais positivas da CBIC, que elevou as suas projeções de crescimento do setor para este ano em 3,5%.
Acesse íntegra de análise sobre o PIB no Informativo Econômico do Banco de Dados da CBIC.
Envie seu comentário