Cidades
Colina Sagrada: Pancadinha aplaude tradição religiosa e cultural dos baianos
O deputado Pancadinha (SD) protocolou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de congratulações pela realização da tradicional Lavagem do Bonfim, que aconteceu, em Salvador, nesta quinta-feira (16). A festa, classificou o parlamentar, é um dos eventos mais emblemáticos e significativos do calendário cultural e religioso do nosso estado.
“A Lavagem do Bonfim remonta ao século XVIII e é marcada pela união de fé e cultura, que simboliza a essência do povo baiano. Este evento é caracterizado pela caminhada, que parte da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, onde assembleia de diversas discussões e origens se reúnem para reverenciar Nosso Senhor do Bonfim, padroeiro da Bahia”, contextualizou.
Pancadinha destacou as baianas, com seus trajes típicos, reafirmando a tradição e a espiritualidade que fazem parte da identidade do nosso estado. “A Lavagem do Bonfim transcende a dimensão religiosa, sendo um momento de celebração, integração e renovação de esperanças para o povo baiano. Trata-se de um patrimônio cultural imaterial, que reflete a diversidade e a riqueza das manifestações culturais da Bahia”, apontou.
Em sua moção, o parlamentar reafirmou seu compromisso com a valorização e preservação das tradições que fortalecem a cultura baiana, considerada um vetor de desenvolvimento e identidade do estado. “Parabenizo todos os envolvidos na organização e realização da Lavagem do Bonfim, bem como a todos os fiéis e participantes, reiterando meus votos de felicitações por mais uma celebração exitosa desta grandiosa manifestação”, externou.
Envie seu comentário