Cidades
Com apoio da Prefeitura de Jequié, Corregedoria Geral da Justiça da Bahia promove primeiro casamento quilombola coletivo da Bahia

Em um marco histórico para a valorização da cultura e cidadania quilombola, a noite desta quinta-feira, 15, transformou-se em momento de celebração e reconhecimento para 18 casais da comunidade do Barro Preto. A Prefeitura de Jequié e a Corregedoria Geral da Justiça da Bahia, realizaram o primeiro casamento quilombola coletivo do estado, iniciativa que representa um avanço significativo na garantia de direitos civis a comunidades tradicionais. O evento contou com o apoio do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Anhanguera de Jequié, da Associação Beneficente Quilombola do Barro Preto e da Unidade Indígena Narrativas e Articulação de Jequié (UNINAJ). Estiveram presentes o prefeito de Jequié, Zé Cocá; a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; o juiz-auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Marcos Ledo; além de diversos secretários e autoridades municipais, familiares dos noivos e moradores da comunidade.
A quadra poliesportiva da Escola Quilombola Milton Santos foi completamente transformada para a ocasião, com uma decoração primorosa que incluiu arranjos florais, bolos decorativos e elementos que remetiam à identidade cultural quilombola, criando um ambiente acolhedor e festivo para todos os participantes. O momento solene ganhou ainda mais emoção com a apresentação especial da orquestra dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), que embalou o público, proporcionando uma atmosfera de emoção. Após a cerimônia oficial, os convidados puderam desfrutar de um buffet cuidadosamente preparado, com variedade de bolos, salgados e doces, em uma recepção que celebrou com alegria a união dos recém-casados, reforçando o caráter comunitário e festivo tão característico das celebrações quilombolas.
“Com o coração cheio de alegria, vivenciamos um momento histórico e profundamente abençoado: o primeiro Casamento Quilombola Coletivo da Bahia! Foram 18 casais da comunidade do Barro Preto que disseram ‘sim’ ao compromisso e ao sonho de construir um futuro lado a lado. A ação foi uma expressão do nosso respeito e cuidado com a nossa gente. Agradecemos imensamente ao Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Anhanguera de Jequié, à Associação Beneficente Quilombola do Barro Preto e à Unidade Indígena Narrativas e Articulação de Jequié (UNINAJ), por caminharem conosco nesta missão tão especial e, também, agradecemos as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Cultura e Turismo por terem preparado esse evento tão especial. Que Deus abençoe cada casal e fortaleça seus laços com amor, fé e esperança!”, disse o prefeito de Jequié, Zé Cocá.

Envie seu comentário