Cidades
CONDER e Prefeitura apresentam aos moradores do Alto Maron projeto de revestimento da encosta
Moradores do Alto Maron tiveram conhecimento do projeto de revestimento da encosta da Avenida Juracy, no centro de Itabuna, durante o primeiro dos três encontros previstos para a execução das obras e serviços promovidos pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) em parceria com a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB).
Como explicou a assistente social Candice Libório os encontros com moradores do entorno da obra acontecem no início, meio e fim da obra, que terá acompanhamento técnico, incluindo a realização de pesquisas para mensurar o nível de satisfação. “Portanto, todos poderão participar desses encontros e manifestar opinião sobre o andamento das obras, cuja execução está prevista para seis meses”, afirmou.
O engenheiro civil João Moura, responsável pela fiscalização, fez alguns esclarecimentos quanto à avaliação na localidade que considerou de risco alto e muito risco. Ele explicou que há sinalização para a encosta que terá tela de alta resistência clipada, solução mais viável tecnicamente, com guarda-corpo para segurança.
“A área está estabilizada, depois de suprimida a vegetação. O projeto visa mitigar riscos de deslizamento de pedregulhos na encosta e prevê canaletas e fitas drenantes para captação de água de chuvas com direcionamento à rede de drenagem mais próxima na Avenida Juracy Magalhães”, acrescentou o engenheiro.
Durante o encontro, os moradores fizeram perguntas, desfizeram dúvidas e ainda se comprometeram em agir como fiscais do empreendimento, principalmente para evitar que ao final das obras o lixo seja descartado na encosta. Comerciantes da parte baixa da encosta também serão orientados a fazer o descarte do lixo dos estabelecimentos nos horários de passagem dos compactadores determinados pela Prefeitura.
Morador da Rua Alto Mirante há 56 anos, Roberildo de Jesus Costa, o Robinho, aprovou a iniciativa da CONDER e da Prefeitura de Itabuna em ouvir os moradores e abrir canais de diálogo permanente, inclusive por correio eletrônico, durante as obras e serviços de revestimento da encosta. “Meu pai lutou muito para que essa obra fosse realizada. Graças a Deus, chegou o momento que a gente tanto aguardava”, disse.
O encontro também teve a participação da assistente social da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Hélida Sodré, e do engenheiro civil e supervisor de Engenharia da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Everson Levi dos Santos Ribeiro.
____________________________
Envie seu comentário