Conecte-se conosco

Cidades

Hospital de Base de Itabuna realiza ciclo de palestras para colaboradores no Setembro Amarelo

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizou na terça-feira, dia 10, no transcurso do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, um ciclo de palestras da Campanha Setembro Amarelo.

O evento, promovido pelo médico e coordenador do Centro de Terapia Intensiva (CTI II), Paulo Medauar Reis, e pela equipe de Psicologia, teve como tema: “Se precisar, peça ajuda!”. As palestras foram voltadas aos colaboradores.

No auditório da unidade hospitalar, o médico fez a abertura do ciclo de palestras com abordagem geral sobre a campanha e falou sobre saúde mental, prevenção ao suicídio e características de pessoas com comportamento suicida.

 “Na suspeita de alguém que corre o risco de cometer suicídio, devemos ouvir atentamente a pessoa, demonstrando empatia e compreendendo seus sentimentos”, declarou.

A psicóloga Elisângela Cata Preta abordou o transtorno de ansiedade e a importância do diálogo sobre saúde mental. “Pessoas que têm ansiedade podem apresentar pensamentos suicidas. Nós da área de saúde, precisamos reproduzir informações de prevenção durante o ano todo”, relatou.

Já a psicóloga e neuropsicóloga Milena Cerqueira palestrou sobre a Síndrome de Burnout e destacou que a sobrecarga de trabalho e o excesso de tarefas podem levar a pessoa ao esgotamento.

“Estabelecer mudanças no estilo de vida é crucial para o bem-estar dos profissionais. Burnout não é sobre fim, é sobre recomeçar”, frisou.  

Na palestra sobre inteligência emocional, a psicóloga Vanessa Roma falou da importância do gerenciamento das emoções. “O autoconhecimento é a base da inteligência emocional”, destacou.

A psicóloga e neuropsicóloga Raquel Rocha fechou o evento com uma palestra sobre “Liderança Consciente e seu Impacto na Saúde Mental”, onde destacou que muitas vezes “o líder se preocupa em cuidar da saúde mental da sua equipe e esquece de cuidar de si primeiro”. O evento foi encerrado com um vídeo motivacional de Risoterapia e um coffee-break.

O evento Setembro Amarelo contou com o apoio do Núcleo de Humanização, da Nutrição Hospitalar e da CIPA do HBLEM.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *