Cidades
Prefeitura de Itabuna se une à Justiça Federal e MPF para a realização do “Mutirão COP Jud 2025” destinado a moradores de rua

A Prefeitura de Itabuna se junta ao projeto da Subseção Judiciária Federal para a realização do “Mutirão COP Jud 2025”, um esforço coordenado do Poder Judiciário para aumentar a eficiência e a rapidez no tratamento de processos judiciais, especialmente aqueles envolvendo pessoas em situação de rua. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 23, no Fórum da Justiça Federal no centro da cidade.
Por intermédio do procurador-geral do Município, Álvaro Ferreira, e dos secretários de Promoção Social e Combate à Pobreza, José Carlos Trindade, e de Planejamento, vice-prefeito Josué Brandão Júnior, além de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura alinhou procedimentos para atender às necessidades dos moradores de rua.
“Estamos nos juntando a esse esforço juntamente com o Ministério Público Federal e demais instituições da Justiça Federal”, comentou o procurador Álvaro Ferreira. “Será uma ação importante e valorosa para o município, inclusive por atender àqueles que mais precisam” disse o vice-prefeito Josué Brandão Junior.
Pelo projeto do “Mutirão COP Jud 2025”, com previsão inicial para o mês de agosto, serão oferecidos ao morador de rua alguns serviços cidadãos como: emissão de documentos, orientação jurídica, atendimentos relacionados a benefícios sociais e FGTS, além de consultas médicas e odontológicas de acordo com a juíza federal Karine Costa Carlos Rhem da Silva.
“Esse foi um encontro prévio do qual participamos por determinação do prefeito Augusto Castro. Desejo parabenizar a Justiça Federal que se une aos esforços dos órgãos públicos para atender ao morador de rua. Certamente, o próximo passo será a definição de medidas para regularização das pessoas nessa condição de vulnerabilidade”, comentou o secretário José Carlos Trindade.
A magistrada federal classificou o encontro como os primeiros passos para o primeiro mutirão “Mutirão COP Jud 2025”, que também vai contar com o engajamento do INSS, SAC e Casa do Bolsa Família. Além dos representantes da Prefeitura, também participaram a juíza-coordenadora do Juizados da Subseção Judiciária Federal Daniele Abreu Danczuk e a procuradora da República Marcela Fonseca.
“Foi importante por também se poder sentir o que vem sendo feito pelas secretarias municipais em favor da população em situação de rua. Tenho certeza de que o evento será um sucesso e, mais adiante, vamos passar a agenda” disse a juíza federal Karine Costa Carlos Rhem da Silva.
__________________________________________

Envie seu comentário