Conecte-se conosco

Cidades

Produtores rurais assistidos pelo Programa Germinação entregam mais de 2 mil quilos de alimentos agroecológicos em Pindaí

Iniciativa da BAMIN, projeto socioambiental incentiva produção livre de agrotóxicos, com fomento à geração de renda para famílias rurais de Pindaí e Caetité.

Pequenos produtores rurais de Pindaí assistidos pelo Programa Germinação, projeto socioambiental desenvolvido pela BAMIN no entorno da Mina Pedra de Ferro, concluíram, na terça-feira (19), a primeira entrega formal de produtos da agricultura familiar cultivados em suas propriedades para comercialização no município.

Mais de dois mil quilos de alimentos, resultado de uma produção agroecológica livre de agrotóxicos, foram adquiridos pela Prefeitura de Pindaí, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa do Governo Federal que prevê a compra de itens produzidos pela agricultura familiar, com objetivo de contemplar pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional assistidas pela rede socioassistencial dos municípios.

Nesta primeira formalização de entrega ao PAA de Pindaí, estiveram envolvidos 14 produtores rurais assistidos pelo Programa Germinação que, no total, contempla 21 famílias em Pindaí e Caetité. São diversos os produtos cultivados pelos participantes nas duas cidades, entre hortaliças de vários tipos, frutas típicas da região, milho, feijão, tomate e mandioca.“A agricultura familiar garante a renda de inúmeras famílias rurais, que produzem alimentos agroecológicos e orgânicos de qualidade e com grande diferencial competitivo. Nosso apoio através do Programa Germinação incentiva, orienta e instrumentaliza a preservação do meio ambiente, por meio de uma agricultura sustentável, e também estimula a geração de renda para estas famílias através das suas produções”, destaca a coordenadora de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, Ana Paula Dias.

Iniciativa socioambiental – O Programa Germinação oferece 12 meses de qualificações e acompanhamentos com profissionais especializados. É uma iniciativa da BAMIN, em parceria com a empresa Águia Empreendimentos, que proporciona aos produtores rurais (11 mulheres e 10 homens) assistências técnicas individuais em suas propriedades, envolvendo as famílias, com capacitações e oficinas coletivas, além da doação de insumos.

Criando um elo entre estes produtores, o Programa Germinação também se dedica a fomentar o cooperativismo e estabelece uma interlocução comercial com restaurantes da região para incentivá-los a se tornar potenciais compradores da produção agroecológica.Aprendizado contínuo – Seguindo o cronograma de capacitações técnicas, o Programa Germinação realizou palestra, no último dia 6 de setembro, sobre plantio agroecológico, reunindo os produtores rurais apoiados pelo projeto, moradores das comunidades de Rio da Faca, Açoita Cavalo, João Barroca, Olho d’Água, Barreiro, Novo Horizonte, Brejo e Vargem.

A atividade foi conduzida pela engenheira agrônoma, doutora em Ciência do Solo e mestre em Ciências Ambientais, Felizarda Bebé, em evento no auditório do Centro de Conservação Socioambiental Pedra de Ferro da BAMIN.

Durante o encontro, foram apresentadas técnicas agroecológicas para manter a qualidade do solo e a produtividade dos cultivos, além de uma série de orientações voltadas para a prevenção de pragas. “A agroecologia é uma estratégia de sobrevivência, o caminho certo, a garantia que a gente permaneça no campo com qualidade de vida”, afirmou a palestrante Felizarda Bebé.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *