Conecte-se conosco

Coronavírus

Kadu, a morte que manda recado aos políticos: a Covid ainda tá aí

Líder do governo na Assembleia, o deputado Rosemberg Pinto (PT), vê o exemplo da morte do amigo e aliado Kadu Castro (PSD), candidato a prefeito de Coaraci, para alertar o mundo político, ‘independente de partido’, como a ressalva do próprio:

— Ele só tinha 39 anos e não sentia nada, nada, nada. Estive com ele na quinta-feira (da Semana antepassada) em Itabuna, ele disse que ia para Coaraci. Na sexta disse que não estava se sentindo bem, esta semana chegou a ser desintubado, mas não aguentou. Fica o aviso para os políticos em campanha: todo cuidado é pouco.

Vantagem — Kadu estava em campanha de corpo e alma. Superintendente de Saúde em Ilhéus, no início da pandemia ele foi acusado de comprar R$ 490 mil de álcool gel numa empresa de Coaraci criada em dezembro.

Em 2016 foi candidato e perdeu para o prefeito Jadson Galvão (DEM), mas este ano vinha liderando todas as pesquisas e dois dias antes de morrer recebeu o apoio do atual vice. Rosival Carvalho, o segundo colocado.

E o cenário é esse, os quase 50 prefeitos baianos que já tiveram Covid não estariam em vantagem sobre os demais? E os candidatos idosos, como ficam?

No primeiro caso, os próprios prefeitos que já tiveram Covid dizem que seria uma irresponsabilidade transitar livremente, até porque, ainda que não sejam agentes transmissores podem transmitir. No segundo, os protocolos são para todos. Kadu só tinha 39 anos.

Irmão Lázaro e o Legislativo

Finalmente depois de transitar nas especulações da mídia como prefeiturável em Salvador e Feira de Santana, o ex-deputado federal Irmão Lázaro definiu um rumo: vai ser candidato a vereador em Salvador pelo PL.

Evangélico da Assembleia de Deus, Lázaro diz que vai lutar em favor da ressocialização dos dependentes de drogas e contra o racismo:

– Quero estar na Câmara de Salvador, da maior cidade negra fora da África.

Enfim, Cícero tem pesquisa

Pesquisa do Instituto Record News, registrado na Justiça Eleitoral, mostra que o prefeito de Cícero Dantas (PP) lidera as intenções de voto, com 51,39%, contra o principal opositor, Kael Xavier (PSD), que tem 32,62%.

Detalhe curioso: outras pesquisas foram feitas mas adversários do prefeito impediram a divulgação colocando a honestidade dos institutos sob suspeita, o que não procedia.

Essa é o tira-teima.

 

Olindina e a sua prefeita

A advogada Paula Bittencourt, procuradora da prefeitura de Olindina, virou prefeita numa situação sem precedentes no país.

Lá, o prefeito Wanderley Caldas (PP) está internado com Covid; o vice, Carlos Ubaldino (PSD), renunciou, porque é candidato a vereador e ficaria inelegível; o presidente da Câmara, Albérico Reis (PP), e o vice, Bezinho (PL), também ficariam e aprovaram às pressas a mudança na lei que empossou Paula.

Em Feira, comércio vai no embalo da retomada

 

Marcelo Sacramento, presidente da Associação Comercial de Feira de Santana, diz que o sentimento do empresariado feirense em relação a pandemia é o de que o pior já passou e a hora é de retomada:

– Tem 60 dias que o comércio reabriu e os números negativos só fazem cair. Isso quer dizer que os comerciantes estão seguindo os protocolos combinados e não é o responsável pela persistência da Covid infectando gente.

Marcelo diz que todos perderam, mas setores como bares e restaurantes, fechados por mais de 90 dias, sofreram muito, o que gerou muita demissão.

– Achamos que o pior já passou e temos a esperança de que até o  final do ano reconquistaremos muitos desses postos de trabalho.

 

REGISTROS

Melhor presente

Feira de Santana, a Princesa do Sertão, completou 187 anos na semana passada e ganhou um presente que jamais sonhou, o mar, com direito a porto e navios. Pelo menos é assim que a cidade está no cartaz que a deputada Talita Oliveira (PSL) distribuiu sobre a data.

Efeito cascata

O afastamento do prefeito Sérgio da Gameleira (PSB), de Jequié, forçou uma mudança na chapa que o deputado federal Antônio Brito (PSD) apoia. O candidato a vice era Alexandre Youssef do médico Fernando Costa, irmão de Hassan Ioussef, o atual vice, que assumiu e o deixou inelegível. Entra na vaga Márcia de Xexéu.

Maus sinais

A Justiça Federal deu prazo de 20 a 60 dias para a prefeitura de Paulo Afonso retirar baronesas dos lagos nas barragens de Moxotó, Itaparica e PA-4 4. Mérito da decisão à parte, baronesas são mau sinal: significam esgotos na água.

Deputados na disputa

Publicamos que cinco deputados federais estão na disputa este ano, mas na verdade são seis: Zé Neto (PT) e Dayane Pimentel (PSL) em Feira de Santana, Sargento Isidório (Avante) e João Carlos Bacelar (Pode) em Salvador, Tito (Avante) em Barreiras, e Uldurico Júnior (PROS) em Porto Seguro.

 

 

 

 

Fonte : Atarde

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *