Coronavírus
Secretaria de Saúde de Itabuna faz testagem da Covid 19 no bairro São Caetano
Os altos índices de infecção da Covid 19 registrados nas últimas semanas no bairro São Caetano, zona sul de Itabuna, levou a Secretaria Municipal de Saúde a testagem rápida em massa de comerciantes, feirantes, comerciários e moradores do entorno da feira livre e da Praça Simão Fitterman. Até as 13 horas desta quinta-feira, dia 4, 428 pessoas foram testadas.
Do total de testes aplicados, 100 tiveram registro positivo, enquanto 328 negativo. O resultado confirmou os dados levantados no mapeamento no bairro feito pela Secretaria de Saúde, no período de 16 a 31 de janeiro com 95 casos da doença, o que definiu o sinal de alerta e a testagem realizada hoje.
A testagem, coordenada pela Diretoria de Vigilância da Saúde, teve o objetivo de traçar o diagnóstico mais preciso da propagação do novo coronavírus na comunidade do São Caetano. Segundo a diretora do departamento, a bióloga sanitarista Maristella Antunes, depois da testagem rápida e a partir do relatório de casos positivados, a Secretaria Municipal de Saúde adotará medidas preventivas como a obrigatoriedade de medidas de higiene, distanciamento social, uso de máscara e do álcool em gel, visando bloquear transmissão da Covid 19 no bairro.
“A medida fez parte das ações estratégicas de combate a pandemia que vem sendo executadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Estamos seguindo a determinação do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, de dar prioridade ao cuidado a população na prevenção à Covid”, enfatizou Maristella Antunes.
A iniciativa de testagem de feirantes e moradores do entorno da feira contou com o apoio das divisões de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, além do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) e das secretarias de Transportes e Trânsito e de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Civil Municipal. Os participantes também foram orientados sobre a importância da adoção das medidas de segurança, a exemplo da obrigatoriedade do distanciamento social, uso de máscara e do álcool em gel.
Envie seu comentário