Covid/Mortes
Professor da UFBA, Jailton Souza de Almeida morre aos 49 anos de Covid-19
Após ficar cerca de 40 dias internado, professor do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jailton Souza de Almeida, morreu na madrugada desta segunda-feira, 19, por causa da Covid-19. Ele atuava na instituição desde 2008.
Jailton também atuou como revisor em vários periódicos internacionais de ciências, além de possuir dezenas de artigos publicados em revistas científicas de vários países, com mais 500 citações.
Ele era graduado e mestre em física pela própria universidade e fez o doutorado na Universidade de Uppsala, na Suécia. Jailton também foi assessor da Câmara de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), de 2007 a 2011, e era consultor de universidades, institutos federais e fundações de amparo à pesquisa.
Foi assessor da Câmara de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), de 2007 a 2011, e era consultor de universidades, institutos federais, e fundações de amparo à pesquisa. Atuou também na Universidade de Uppsala como professor visitante, com projeto financiado pela União Europeia, e tinha experiência em High Performance Computing, tendo montado um cluster de computadores a partir de PCs para simulação computacional de propriedades físicas de sólidos.
O sepultamento acontece na cidade de Catu. “Colega e professor respeitado e querido por toda a comunidade do nosso instituto, Jailton deixará uma permanente lacuna entre nós, mas estará sempre em nossa memória e nossos corações”, afirmou, em nota, o diretor do Instituto de Física, professor Ricardo Miranda.
Envie seu comentário