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Curso

Projeto abre inscrições gratuitas para Oficina de Letramento em Séries de TV

Quem tem interesse por entender a linguagem, narrativa e como funciona a crítica e o mercado de séries televisivas terá a oportunidade de aprender sobre o assunto através do projeto “Áudio Visões: Oficina de Letramento em Séries de TV” (@audiovisoes.bahia). O projeto está com inscrições abertas e gratuitas até o dia 10 de março através do site: www.audiovisoes.com

A oficina acontece online via Google Meet e conta com 54 horas-aula divididas em quatro módulos: “Narrativa e serialidade”, “Linguagem audiovisual e televisiva”, “O mercado televisivo brasileiro na era da globalização das produções” e “Crítica e análise de séries de TV”. As aulas serão realizadas em três dias por semana entre 17 de março e 24 de abril, ministradas por três doutores em Comunicação pela UFBA, com amplo currículo na pesquisa sobre narrativas audiovisuais: João Araújo, Maíra Bianchini e Rodrigo Lessa.

A formação é voltada para profissionais do audiovisual, docentes das redes pública e privada, estudantes de licenciaturas e profissionais da crítica jornalística ou acadêmica, que tenham nascido na Bahia ou que residam no Estado há no mínimo três meses e se interessem por ampliar o debate acerca da produção e dramaturgia televisiva.

“Também contaremos com diferentes recursos de acessibilidade. Nossa equipe se capacitou com treinamentos especializados para oferecer aulas e materiais acolhedores e inclusivos, através de recursos como legendas, autodescrição, descrição de imagens e vídeos, slides acessíveis para leitores de tela e linguagem simples”, destaca o professor  e coordenador geral do projeto, Rodrigo Lessa.

As aulas combinam uma metodologia teórica e analítica que acontece a partir de sessões expositivas, apresentações de conceitos, exemplos de produtos audiovisuais, atividades de análise e discussões coletivas. Além desse programa central, o projeto conta ainda com a palestra de abertura “Ferramentas para a inclusão de PCDs na fruição audiovisual” e um Clube de Análise de Séries Baianas.

“O clube irá promover a análise de algumas séries produzidas na Bahia. Nossa intenção é aprofundar a questão do letramento midiático, além de contribuir na divulgação, alcance e consumo de produtos audiovisuais baianos”, afirma o professor João Araújo que lidera essa atividade e recentemente publicou o livro “Vários mundos uma Bahia – Um estudo da ficção seriada baiana” em coautoria com Marcelo Lima.

De acordo com Maíra Bianchini, professora e coordenadora pedagógica do projeto, o curso formativo busca fomentar o setor audiovisual baiano em produtos para TV e colaborar com o debate público de qualidade relacionado a obras televisivas.

“Entender o mercado e a dramaturgia da TV é importante para fortalecer a competitividade aos programas de financiamento e streaming.Também desejamos incentivar a leitura crítica do audiovisual no ensino básico, promover o intercâmbio entre educadores, produtores e críticos e ampliar a discussão sobre acessibilidade e inclusão social em obras televisivas”, conclui Bianchini.

As informações completas sobre o projeto estão disponíveis no site www.audiovisoes.com. Dúvidas podem ser elucidadas através do e-mail: [email protected]

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.

Sobre os Professores:

Rodrigo Lessa Cezar Santos

Coordenador geral e professor

Doutor em Comunicação pela UFBA. É professor, pesquisador, palestrante, produtor cultural e consultor de ações voltadas à expansão de conteúdos por múltiplas plataformas de mídia em projetos diversos. Atualmente se dedica aos projetos “Áudio Visões” e “Lentes Coloridas”, ambos premiados na Paulo Gustavo Bahia 2023, este tendo sido aprovado em primeiro lugar em sua categoria. É cofundador do Estude Séries, empreendimento destinado a cursos e consultorias para profissionais e pesquisadores de obras serializadas. Rodrigo se dedica à pesquisa em transmidiação, que explora as interfaces entre as mídias, como games, literatura, cinema, HQs, televisão, plataformas digitais e apps. Foi professor no centro de formação de roteiristas Estação do Drama; pesquisador no A-Tevê – Laboratório de Análise de Teleficção (CNPq/UFBA) desde 2009; e membro da Rede de Pesquisa em Narrativas Midiáticas e Práticas Sociais, onde desenvolveu o projeto de pesquisa Letramento transmídia e as realidades brasileiras (CNPq Universal, nº 18/2021). Realizou estágio doutoral na University of Hertfordshire (Reino Unido), onde atuou como pesquisador e professor visitante. Lessa já foi docente na Facom/UFBA, no Centro Universitário UniRuy | Wyden, no Usina do Drama (Fundo de Cultura da Bahia, 2020), no Narrativas – Programa de Formação Audiovisual da Bahia (melhor avaliado no edital SAV/MINC/FSA em 2018), na Pós-graduação em Cinema do Rizoma Audiovisual (Fundo Setorial do Audiovisual, Ancine), na Universidade Católica de Pernambuco e no Cria Bahia Criativa (Secult/BA). É autor dos livros “Seriados de TV e narrativa transmídia” (Edufba, 2020), “Estratégias de marketing para audiovisual” (Benditas, 2020) e “Criação e desenvolvimento de narrativas transmídias” (Benditas, 2020, em coautoria com Marcelo Lima), além de diversos artigos científicos e capítulos de coletâneas de livro.

João Eduardo Silva de Araújo

Produtor executivo e professor

Doutor em Comunicação pela UFBA. Professor, pesquisador, coordenador e produtor cultural em empreendimentos culturais diversos. Dentre esses empreendimentos, destacam-se na pesquisa a publicação de mais de 30 trabalhos e a coordenação de projetos como “Jogos de Todos os Santos: um estudo da construção de mundos ficcionais nos videogames baianos” (Lei Aldir Blanc Bahia 2020), “Vários Mundos, Uma Bahia: Um Estudo da Ficção Seriada Baiana” (fundo setorial de audiovisual 2019) e, atualmente, “Lentes Coloridas: Profissionais LGBTQIAPN+ no Audiovisual Baiano” (financiado pela Lei Paulo Gustavo). Foi professor substituto das disciplinas Estética da Comunicação e Oficina de Comunicação Audiovisual pela UFBA, onde ainda hoje frequenta o grupo de pesquisa em Análise de Teleficção (a-tevê). Na educação, dentre várias coordenações pedagógicas e atuações como docente em cursos, merece destaque o trabalho contínuo junto ao centro de formação de roteiristas Estação do Drama (UFBA), com premiações em editais diversos. Entre 2008 e 2011, também foi membro do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CuS), vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT-UFBA).

Maíra Bianchini dos Santos

Coordenadora pedagógica e professora

Pós-doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maíra Bianchini pesquisa dinâmicas de produção e mercado em indústrias criativas, colecionando coordenações pedagógicas em projetos educativos voltados a criadores de conteúdo em mídias diversas. Maíra é integrante do grupo de pesquisa A-Tevê – Laboratório de Análise de Teleficção e atualmente dedica-se aos projetos “Lentes Coloridas: Profissionais LGBTQIAPN+ no Audiovisual Baiano” (pesquisa) e “Áudio Visões” (formação), ambos premiados na Paulo Gustavo Bahia 2023, sendo também proponente e coordenadora pedagógica deste. É cofundadora do Estude Séries, empreendimento destinado a cursos e consultorias para profissionais e pesquisadores de obras audiovisuais seriadas para diversas mídias. Foi bolsista de Extensão no País (EXP-C) do CNPq; coordenadora pedagógica e professora dos projetos “narrAtiVas – Programa de Formação Audiovisual da Bahia” (edital SAV/MINC/FSA nº 13/2018), “Laboratório Sala de Roteiristas” (Aldir Blanc Bahia, 2020) e “Laboratório Sala de Roteiristas II” (Paulo Gustavo Bahia, 2023). Além disso, é também professora e consultora de mercado audiovisual do “Usina do Drama” (Fundo de Cultura da Bahia, SEFAZ/SECULT 2020). Autora dos e-books “Mercado audiovisual global em tempos de streaming: produção e distribuição de séries televisivas” partes I e II (Benditas, 2020 e 2021).

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