Economia
Faculdade de Ilhéus assina convênio com a Associação dos Microempreendedores Individuais
Durante um café da manhã que reuniu microempreendedores individuais (MEI´s) do município, a Faculdade de Ilhéus firmou convênio com a Associação dos Amigos dos Microempreendedores Individuais (AMMI), no sentido de prestar auxílio aos filiados com relação às dívidas junto ao governo federal. O ato, que comemorou o Dia do Microempreendedor Individual do município de Ilhéus, no dia 13, contou com a presença do diretor geral da instituição de ensino, Almir Milanesi, do secretário de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio Santos, do presidente eleito da OAB-BA (subsecção Ilhéus), Martone Maciel, do agente de Desenvolvimento, Marco Aurélio, da diretora acadêmica Sandra Milanesi, o diretor administrativo, Alan Frisso, o consultor de vendas, Joaquim Thiers, entre outros.
O convênio possibilitará também o atendimento odontológico, psicológico e jurídico aos filiados da associação e, por intermédio dessa parceria, descontos especiais nos cursos oferecidos pela instituição que podem chegar até 100%. Durante todo o dia, uma equipe atendeu aos microempreendedores que compareceram à sede da Faculdade, na zona sul da cidade, das 8 às 20 horas, na Vitrine do Empreendedor, instalada no pavimento térreo. Na oportunidade, os não filiados tiveram a chance de filiar-se à associação com isenção de contribuições por hum ano.
O microempreendedor Manoel Messias Reis de Jesus, residente no Malhado, atua no segmento de transporte escolar, turismo e táxi, e informou que o seu interesse é esclarecer as dificuldades para obtenção de financiamentos e também saber sobre os direitos e deveres do empreendedor. Por sua vez, Tânia Machado, que está formalizada há dois anos e trabalha com confecções e calçados na Central de Abastecimento da Urbis, declarou: “Estou aqui hoje para saber mais sobre empreendedorismo e para melhorar os meus negócios. Achei muito interessante a palestra com o professor Almir. Tudo que vem para agregar ao comércio é lucrativo”, disse.
O economista Roberto Soares Oliveira, presidente da Associação dos Amigos dos Microempreendedores Individuais e pós-graduado em Gestão Pública pela Faculdade de Ilhéus, também integrou o evento, ao lado do agente de desenvolvimento Marco Aurélio Moreira, vice-presidente da AMMI, e do diretor social Jonilson Alves. Roberto Soares destaca que hoje o MEI representa a metade da força de trabalho do país. “30% do PIB (Produto Interno Bruto) é composto pelo MEI”, acrescenta.
Ele enfatizou o apoio do presidente eleito da OAB, Martone Maciel, pelo fato de muitos MEI´s terem a necessidade de acompanhamento jurídico. “A Faculdade tem o curso de Direito e tem essa possibilidade dessa ajuda. O dia de hoje é o início de um caminhar, por isso, agradeço a presença de vocês, o apoio que a Faculdade tem dado e aos companheiros que confiam nesse trabalho. Tenho a convicção de que as coisas vão caminhar bem quando há unidade”, afirma.
Para o diretor da Faculdade, Almir Milanesi, a instituição tem condições de colaborar, “mas precisamos entender qual é a necessidade de vocês. Nós podemos ajudar na parte jurídica, na parte contábil, na administração, no empreendedorismo”. A diretora acadêmica Sandra Milanesi complementa com o apoio que pode ser disponibilizado também no contexto da Psicologia Organizacional.
O diretor administrativo, Alan Frisso, disse que o interesse da Faculdade é possibilitar a inclusão das pessoas que precisam. “A nossa ideia inicial foi “vamos buscar essas pessoas”, fazer um trabalho de inclusão para que elas consigam estar na instituição e aí veio o papel da associação que ampliou o nosso projeto”, salienta.
O secretário de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio Santos, lembra que já existe uma parceria formalizada entre o município e a Faculdade de Ilhéus com o Espaço do Empreendedor, que presta consultoria empresarial aos microempreendedores individuais. E ressalta: “Eu também fui sacoleiro. Na minha época não tinha o MEI, que é uma ferramenta maravilhosa para a pessoa iniciar os seus negócios. O microempreendedor é o primeiro passo, o trabalho inicial. Mas muitas pessoas fazem o trabalho inverso”, alerta ele.
Ao traçar uma analogia entre as dificuldades encontradas pelo advogado que inicia na profissão para se estruturar e gerir o negócio com as dificuldades do microempreendedor individual, o presidente eleito da OAB Ilhéus, Martone Maciel, sugeriu que a Faculdade de Ilhéus tenha uma disciplina optativa sobre gestão de escritórios. A sugestão foi bem recebida pela diretora acadêmica Sandra Milanesi, que ficou de avaliar a ideia para oferecer a disciplina como extensã
Envie seu comentário