Educação (UESC)
Estudo descreve novo mecanismo de reconhecimento de DNA viral
Pesquisa visa promover a defesa contra vírus em insetos

Em estudo coordenado pelo Professor João T. Marques, do Laboratório de RNA de Interferência da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a participação do professor do programa de Genética e Biologia Molecular, Dr. Eric Aguiar (Uesc), e Dr. Roenick Olmo (CNRS-França), Dr.ª Juliana Alves (ICB/UFMG), além de pesquisadores da Université de Strasbourg (França) e da Northwestern University (Estados Unidos), pesquisadores descreveram como células de insetos reconhecem moléculas de DNA viral para montar uma resposta antiviral.
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios que sequestram a maquinaria da célula hospedeira. As células hospedeiras precisam reconhecer rapidamente a infecção e iniciar as defesas antivirais efetoras para evitar a replicação viral.
Para entender como as células infectadas reconhecem a infecção por vírus de DNA e como ocorre a sinalização para ativar respostas efetoras para controlar a replicação viral, foram utilizados como modelo a mosca da fruta (Drosophila melanogaster) e o vírus de DNA de dupla fita Invertebrate iridescent virus 6 (IIV-6), com o auxílio de diversas técnicas de Sequenciamento de Nova Geração, bioinformática, microscopia e de biologia molecular

Envie seu comentário