Educação (UESC)
Uesc participa de conferência sobre educação internacional
Faubai 2023 reúne representantes de 23 países
A pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professora Dr.ª Fernanda Amato Gaiotto, participou da Conferência Faubai 2023, no período de 15 a 19 de abril, em Belo Horizonte (MG). A Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) promove a conferência há 35 anos, com o objetivo de proporcionar a integração e capacitação dos gestores de relações internacionais do ensino superior, em âmbito nacional e internacional. Ao todo, o evento reuniu cerca de 600 profissionais, representantes de mais 200 universidades brasileiras e internacionais, num total de 23 países. O tema apresentado foi “Building Knowledge With All Voices” – “Construindo Conhecimento em Todas as Vozes”.
Na avaliação da pró-reitora, que participou da conferência a pedido da Assessoria de Relações Internacionais, “foi uma semana importante para a Universidade. Enquanto estávamos em Belo Horizonte discutindo sobre internacionalização, ao mesmo tempo o reitor da Uesc, professor Dr. Alessandro Fernandes, cumpria, na Europa, uma agenda semelhante, estabelecendo novas parcerias e fortalecendo aquelas já existentes. As palestras e workshops sobre o tema ‘Building Knowlegde With All Voices’, reforçam aos participantes que conhecimento e inclusão são pilares para um mundo melhor e a internacionalização tem um papel preponderante neste cenário, capaz de unir diferentes culturas, com todas as vozes”.
O evento contou com a presença da secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Pires de Carvalho. Segundo ela, “o congresso foi fundamental em vários aspectos. Em primeiro lugar, para reaproximar o MEC e sua Secretaria de Educação Superior da Faubai e de vários países com os quais o Brasil tem interação e acordos de cooperação, no nível da graduação e também da pós-graduação. Foi uma oportunidade de mostrar a todos os participantes o projeto do governo para a educação superior no Brasil. Um projeto de expansão dessa rede de ensino superior, que foi abortado nos últimos seis anos, com diminuição de orçamento e da procura dos jovens pela educação superior”, afirmou a secretária.
A Plenária contou, ainda, com a participação do diretor de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Rui Opperman. Também participaram a coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior (CGAI/Sesu/MEC), Jaqueline Pinheiro Schultz; e o consultor da Unesco na Coordenação-Geral de Assuntos Internacionais (CGAI), Rafael Pinto Duarte. Um dos temas abordados pela coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior foi a “Política de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros no Brasil: Aspectos Gerais e Atualizações”.
Faubai – a Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) tem a missão de promover o processo de internacionalização de Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras e divulgar a educação superior no Brasil e no exterior. Criada em 1988, reúne gestores e responsáveis de assuntos internacionais de mais de 200 instituições brasileiras.
Envie seu comentário