Conecte-se conosco

Educação (UESC)

Uesc promove Seminário Infâncias em Contexto Indígena

Educação do Kurumi Tupinambá foi aberta com Poracin

A Universidade Estadual de Santa Cruz recebeu na manhã desta quinta-feira, 28 de setembro, dezenas de kurumis (crianças) das escolas indígenas e creches das aldeias Tupinambá, situadas na região de Olivença, em Ilhéus. Juntamente com os professores e lideranças das aldeias Tupinambá situadas na região de Olivença, em Ilhéus (BA), participam do Seminário Infâncias em Contexto Indígena: Educação do Kurumi Tupinambá.

O evento é promovido pelo Projeto de Extensão Brincando e Aprendendo na Educação Infantil, do Departamento de Ciências da Educação (DCIE/Uesc), coordenado pelaProf.ª Dr.ª Cândida Daltro Alves, em parceria com o Projeto de Pesquisa Devir Infâncias Tupinambá, e Gepisa-Uesc, coordenado pela Prof.ª Drª. Léa Tiriba, com apoio da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus/BA e Fundação Nacional dos Povos Indígenas – Funai/Ilhéus.

A abertura do evento contou com a presença do vice-reitor, Mauricio Moreau, da diretora do Departamento de Ciência da Educação, Lívia Coelho, docentes e discentes que participaram do Poracin celebrado pelos indígenas na área verde do campus além de acampamentos e exposições montados no bosque e na arena Ramon Vane.

Essa ação conta com o protagonismo dos professores e professoras indígenas das creches e pré-escolas das Aldeia Tupinambá de Olivença, da Rede Municipal de Ilhéus-BA. O principal objetivo é abordar as aprendizagens e experiências provenientes das trocas interculturais realizadas na formação continuada com esse/as professores/as indígenas desde 2021, oferecendo elementos fundamentados nos princípios teóricos e práticos da Educação Infantil, na perspectiva de uma Educação Infantil Indígena dos Kurumi Tupinambá.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *