Educação
Rui projeta retorno às aulas para o ensino superior

O governador Rui Costa (PT) revelou nesta segunda-feira, 26, durante acompanhamento das obras do tramo 3 da Linha 1 do Metrô de Salvador, as primeiras informações sobre o protocolo de retorno às aulas que deverá anunciar juntamente ao prefeito, ACM Neto (DEM), ainda nesta semana. De acordo com Rui, a liberação das aulas presenciais será feita em blocos com o primeiro tendo universidades e faculdades como foco.
“Nós estamos avaliando ainda, essa semana a gente deve tomar alguma posição. Devemos fazer um processo de forma escalonada. Inicialmente devemos retornar o ensino superior, universidades, e deixar rodar uma, duas semanas, para ver o comportamento, e depois ir gradualmente liberando”, afirmou o governador que irá avaliar o impacto da liberação nos números antes da liberação do ensino médio no segundo bloco.
Apesar do planejamento definido, Rui ponderou que ainda não há data estabelecida para o início do protocolo e que cada instituição terá autonomia para definir o funcionamento após a liberação pelo governo e prefeitura. “Estou dizendo isso mas não quer dizer que vai voltar necessariamente. Cada universidade define seu cronograma, vai ter sua autonomia para definir calendário. Não é determinação para retomar. Quer dizer que do ponto de vista sanitário e de saúde estaria liberado para retornar”, disse.
Ainda de acordo com Rui, a ameaça de uma segunda onda da pandemia no estado é baixa, mesmo com as aglomerações flagradas em todo a Bahia. “Estávamos em uma queda acentuada nas taxas de contaminação e parou de cair. As aglomerações estão provocando algum grau de contaminação. Não o suficiente, graças a Deus, pra provocar uma subida nos números, mas foi o suficiente para conter a queda”, avaliou.

Envie seu comentário