Esportes
Bahia conquista 121 medalhas e segundo lugar geral do Campeonato Brasileiro de Karatê

Em disputas no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju, capital sergipana, a Bahia subiu ao pódio 121 vezes no Campeonato Brasileiro de Karatê 2025 – Etapa Classificatória, conquistando o 2º lugar geral, no primeiro feriado de maio. Dentre os principais nomes, estão karatecas apoiados pelos programas do Governo do Estado – FazAtleta e Bolsa Esporte.
Ao todo, foram 710 karatecas de todo o país, representando 153 clubes. A delegação da Bahia foi composta por 230 atletas, sendo 135 masculinos e 95 femininos, técnicos e 12 árbitros, conquistando 24 medalhas de ouro, 25 de prata e 72 de bronze. As disputas aconteceram entre os dias 30 de abril e 04 de maio, valendo vaga para participar da grande etapa final e para representar o país em competições internacionais.
Lúcio Almeida – Um dos destaques foi o karateca apoiado pelo FazAtleta, Lúcio Almeida, que conquistou o ouro na sua categoria -75 kg. O resultado coroa últimos meses felizes para o atleta, que neste período também recebeu passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Ele conquistou o ouro no Open nacional – Etapa Rio Grande do Norte e o bronze no USA Open Las Vegas 2025, ambos em abril.
“É uma grande honra representar a Bahia e o Nordeste em competições nacionais e internacionais. Neste último mês, conquistei três medalhas para nosso estado, sendo duas de ouro em nível nacional e uma de bronze em nível internacional. O apoio da Sudesb, juntamente ao FazAtleta, foi imprescindível para que eu conseguisse alcançar esse feito. Agradeço por estar em um estado que investe no esporte. Sem esse investimento, seria quase impossível viajar e competir com outros grandes atletas”, pontua Lúcio.
Alunos Centro de Boxe – Além de grandes nomes já consolidados da modalidade na Bahia, alunos que desenvolveram em pouco tempo as técnicas do esporte a partir das aulas do projeto Núcleo de Esportes de Lutas e Combate no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, uma parceria entre a Sudesb e as federações esportivas estaduais de lutas, também fizeram bonito. Do equipamento da Sudesb, que quinzenalmente recebe o treinamento da Seleção Baiana de Karatê, foram conquistadas quatro medalhas de bronze.
Hugo Luiz ficou com o terceiro lugar e a classificação para a etapa final na categoria sub-14 masculino -55 kg da variação kumitê. Já Vanessa Alcântara foi bronze no kata sênior feminino; Cauã Couto conquistou o bronze na categoria kumitê junior masculino; e Nicolas Anunciação subiu ao pódio na categoria sub-12 masculino kata, todos válidos pelo Open Nacional – Sergipe, que aconteceu concomitantemente ao Campeonato Brasileiro. Iuri Ian, embora não subiu ao pódio, representou bem o projeto.
Um dos treinadores dos alunos, ao lado de Edney Damasceno, Helion de Souza, que também organiza os treinamentos da Seleção Baiana no Centro de Boxe, comemorou os resultados. “Ficamos muito felizes com esses grandes resultados na primeira vez que estes nossos alunos participam de um campeonato brasileiro e um open nacional. Até as disputas que não tivemos pódios, tivemos grandes e destacadas atuações”.
Brasileiro de Karatê – A cidade de Aracaju foi palco de mais uma etapa classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê 2025. Foram disputadas competições nas categorias individual na busca de classificação, enquanto que equipes participaram como forma de treinamento e adaptação.
A equipe da Bahia acumulou também o título das classes sub-8 a sub-14 e da classe sub-21; o vice-campeonato na divisão especial; e o terceiro lugar na categoria senior. O resultado por equipe garantiu quatro pratas (junior masculino, sub-21 feminino, sênior masculino e sênior feminino) e dois bronzes (cadete masculino e sub-21 masculino). Os clubes com melhor classificação na divisão de novos foram Askade e Nippon, enquanto Panthers e Ki Karatê foram os melhores na divisão especial.
Da Seletiva Nacional para a formação da Seleção Brasileira que estará no Sul-americano em junho, a Bahia teve 38 candidatos e a classificação do karateca Marcos Witallo Machado, da Associação Muritibana de Karatê, na categoria sub-14 masculino kumitê -55 kg. Ele passa a fazer parte do rol de baianos na Seleção da Confederação Brasileira de Karatê (CBK).

Envie seu comentário