Esportes
Casa de Apostas Arena Fonte Nova finaliza implantação de reconhecimento facial

Pioneira, a Arena Fonte Nova foi o primeiro estádio multiuso do mundo a conquistar a Certificação Internacional de Qualidade ISO 9001. Em linha com seu compromisso com segurança e excelência, o complexo escolheu a tecnologia Imply para transformar a experiência do público, garantindo mais agilidade, controle e fluidez no acesso a jogos e eventos. Desde novembro de 2013, o local já utiliza o Sistema de Controle de Acessos da Imply, inclusive durante a Copa do Mundo FIFA 2014, da qual foi uma das sedes oficiais.
Tironi Paz Ortiz, CEO fundador da Imply, explica sobre a adoção do sistema: “O reconhecimento facial tem sido um divisor de águas para a inovação dos clubes brasileiros. Essa tecnologia de última geração contribui para que os torcedores tenham uma experiência de acesso mais rápida e conveniente. Nosso objetivo é modernizar e elevar o padrão das experiências, proporcionando maior agilidade, facilidade e segurança.”
O sistema utiliza algoritmos avançados capazes de identificar centenas de pontos únicos no rosto de cada indivíduo, com taxa de acerto de 99,9% em menos de um segundo — do reconhecimento à liberação do acesso. Além de proporcionar agilidade, a tecnologia reforça a segurança, pois torna o ingresso pessoal e intransferível, dificultando práticas como a revenda irregular. O sistema será integrado aos clubes, permitindo o cadastro da biometria facial de forma online, no momento da compra. Com isso, o acesso se torna ainda mais prático: o rosto do torcedor passa a ser sua própria credencial.
Essa inovação redefine os padrões de segurança e praticidade na arena. Com câmeras de alta precisão e inteligência artificial, o sistema identifica os rostos com base em características biométricas únicas, comparando com os cadastros previamente realizados. Elimina-se, assim, a necessidade de bilhetes físicos ou cartões. Para o público, o grande diferencial está na fluidez do acesso. A autenticação é feita em poucos segundos, reduzindo filas e aglomerações nas entradas.
“O resultado disso é uma experiência mais confortável e eficiente — especialmente em eventos de grande porte, como jogos, shows e apresentações culturais”, complementa Tironi Paz Ortiz.
Com mais de 20 anos de experiência e presença em mais de 125 países, a Imply destaca-se pelo desenvolvimento de tecnologias personalizadas para marcas inovadoras. A empresa é considerada a principal companhia deste segmento na América Latina, e já está presente em outros oito estádios das séries A e B, casos de Arena Independência (América-MG), Beira-Rio (Internacional), Ilha do Retiro (Sport), Ligga Arena (Athletico), São Januário (Vasco), Alfredo Jaconi (Juventude) e Arena Castelão e o Presidente Vargas, que abriga os jogos de Fortaleza, Ceará e de outros times do estado.
Com clientes como Conmebol e FIFA no currículo, a empresa foi pioneira na venda de ingressos pela internet para o futebol em 2007. Somente em 2024, foram 10 milhões de ingressos vendidos e 424 jogos operados em 18 campeonatos, com 19 clubes e seleções atendidos.

Envie seu comentário