Ilhéus
14ª Conferência Municipal de Assistência Social discute eixos de financiamento, controle e projetos
Serão eleitos ainda seis delegados, três do governo e três da sociedade civil, representados por entidades, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social
Nesta quinta-feira (6), Ilhéus realiza a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório do Centro de Convenções. Sob o tema, “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, os participantes discutem eixos voltados ao financiamento, controle social, articulação entre segmentos, serviços, programas, projetos, benefício e transferência de renda. O público-alvo é composto por estudantes, usuários, trabalhadores, entidades não governamentais e representantes do governo.
A conferência conta com a participação de 220 pessoas, sendo um espaço aberto de debate coletivo sobre as diretrizes de Assistência Social, no qual são avaliadas as ações governamentais e indicadas as prioridades para as políticas públicas no setor.
De acordo com Rubenilton Silva, titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), “a realização da conferência é uma etapa importante na consolidação e aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social”, destaca.
Reinilson Soares, presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), ressalta que as discussões são de extrema importância para o futuro das práticas das políticas públicas. A palestra magna foi realizada pelo reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), doutor Alessandro Fernandes, sobre o tema central da conferência, “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
“Essa conferência é fundamental, porque vai tratar de políticas públicas para as pessoas que mais precisam. Que tenhamos um SUAS cada vez mais fortalecido e atuante”, salienta.
A conferência aborda cinco eixos, escolhidos pelo Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS).
Eixo 1 – Financiamento;
Eixo 2 – Controle Social;
Eixo 3 – Articulação entre os segmentos;
Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos;
Eixo 5 – Benefício e Transferência de Renda
As propostas municipais serão encaminhadas para a Conferência Estadual da Assistência Social. Serão eleitos ainda seis delegados, três do governo e três da sociedade civil, representados por entidades, usuários e trabalhadores do SUAS. O evento é uma realização da Prefeitura de Ilhéus, através da SPS, e do CMAS.
Envie seu comentário