Ilhéus
“A batalha de Lu Cerqueira por moradias dignas nos morros é inspiradora”, afirma Valderico Junior

O presidente do DEM-Ilhéus, Valderico Junior, externa admiração pela advogada Lu Cerqueira, notável defensora de pessoas socialmente vulneráveis que não possuem uma casa digna para morar.
A trajetória de Lucinea Souza Cerqueira (61 anos) vai muito além. Militante da juventude do PFL, onde chegou à vice-presidência, Lu Cerqueira sempre foi ativa no movimento estudantil. Para ela, as causas sociais nunca pertenceram exclusivamente aos partidos de esquerda.
Em 2014, quando ingressou no PSDB a partir do convite do então ex-deputado federal João Gualberto (e aconselhada pelo ex-governador da Bahia, Paulo Souto), ela cobrou dos dirigentes estaduais do partido mais incentivo à formação de grupos que atuem na ponta, onde as pessoas mais humildes sofrem.
Em Ilhéus, representou voluntariamente como advogada cerca de 200 famílias humildes que, sem opção de moradia, ocuparam as casas inacabadas do Projeto Habitar Brasil no bairro Teotônio Vilela, no final de 2012. A atuação decisiva de Lu Cerqueira propiciou que, posteriormente, cerca de 180 famílias saíssem do Habitar Brasil para residir em apartamentos do Minha Casa Minha Vida no mesmo bairro.
A advogada também é responsável por uma ação que tramita na Justiça Federal, contra gestores da Prefeitura de Ilhéus que em 2010 desviaram recursos enviados pela União (cerca de R$ 10 milhões). O dinheiro tinha o objetivo de evitar desabamentos nos morros da cidade em períodos chuvosos, pois no mesmo ano, duas meninas morreram soterradas no Alto do Seringal. O processo pode gerar a punição dos envolvidos.
Filiada ao PSDB, Lu Cequeira pretende ocupar uma das vagas da Câmara Municipal de Ilhéus, onde vai lutar pela escola em tempo integral. Além de ser formada em Direito, possui graduação em turismo e se dispõe a usar o conhecimento acumulado para o fomento do setor.
Atualmente, está concluindo pós-graduação em gestão pública, curso que lhe estimula a exigir do próximo prefeito a adoção do planejamento participativo como ferramenta. Na opinião dela, a partir dos anseios das comunidades é possível direcionar com precisão o dinheiro público.
Nos últimos dias, Lu Cerqueira está distribuindo cerca de seis mil máscaras em comunidades carentes para evitar mais pessoas contaminadas pelo coronavírus. Policiais Militares também receberam o equipamento de proteção individual.
“A conversa com Valderico Junior foi muito sincera de ambas as partes. Vejo nele um nome novo que vai fazer a diferença”, disse Lu Cerqueira sobre o presidente local do Democratas.
A advogada salienta as responsabilidades de quem recebe o poder delegado pelo povo e aposta na educação como forma de melhorar a vida das pessoas.
“Como mulher e cidadã, acredito que o maior legado de uma pessoa séria é a correção. Essa certeza tem me norteado dentro da política”, afirma Lu Cerqueira.

Envie seu comentário