Conecte-se conosco

Ilhéus

Academia de Letras de Ilhéus homenageia a Uesc com a comenda Rui Barbosa, nesta sexta (19)

A Academia de Letras de Ilhéus realiza sessão nesta sexta-feira (19), para outorgar a Comenda Rui Barbosa à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Fundação Fé e Alegria. A reunião espacial terá início às 19h30min, na sede da Academia, situada na Rua Antônio Lavigne de Lemos.

A insígnia será entregue a Uesc, na pessoa do seu reitor, professor/Dr. Alessandro Fernandes de Santana, na categoria Instituição Pública, pelos excelentes serviços prestados à educação e completa 30 anos como Universidade pública, no dia 5 de dezembro de 2021, com uma intensa programação no campus Professor Soane Nazaré de Andrade.

Para o reitor, “a outorga da Comenda Rui Barbosa, pela Academia de Letras de Ilhéus reflete a importância da Universidade para a população. A láurea, neste momento em que a Uesc comemora 30 anos como instituição pública, gratuita e de ensino de qualidade é recebida pela comunidade acadêmica com alegria. Reforça o esforço de professores, técnicos e discentes para melhorar e aperfeiçoar a nossa participação objetivando fortalecer o tecido social de Ilhéus e de todas as cidades do Sul da Bahia,” afirma o reitor Alessandro Fernandes.

Na categoria Personalidade das Artes, da Cultura e da Ciência ser homenageada a professora/Dra. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, atual secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia e reitora da Uesc de 2012 a 2019.

Como Instituição Social, a coordenadora executiva regional, Josefa Soares dos Santos, receberá a comenda pela Fundação Fé e Alegria do Brasil. Na Bahia, a Fundação Fé e Alegria atua há 30 anos e é sediada no município de Ilhéus.

A Comenda

A Comenda Rui Barbosa, foi instituída pela Portaria nº 01, de 13 de julho de 2021, do presidente da Academia de Letras de Ilhéus – ALI, Pawlo Cidade, com a finalidade de premiar personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, municipais, estaduais e nacionais, que se distinguem por suas relevantes contribuições prestadas à Arte, a Cultura e a Ciência, em Ilhéus, no ano em curso.

O distintivo será entregue pelo Presidente da “Casa de Abel”, em sessão pública com esta finalidade. Na oportunidade, a Academia de Letras reabre a sua sede para realização dos trabalhos presenciais. A escolha dos homenageados se deu através de ampla consulta aos acadêmicos, membros da Academia de Letras de Ilhéus.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *