Ilhéus
Agentes de Endemias realizam ação emergencial contra arboviroses em Urucutuca, distrito de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde via Coordenação de Combate às Endemias e da Vigilância Epidemiológica (VIEP), intensificou as ações de enfrentamento à dengue na comunidade de Urucutuca, distrito do município, após o registro de casos suspeitos da doença.
A mobilização ocorreu nos dias 22 e 23 de maio, com a atuação imediata da equipe de bloqueio costal, composta por agentes de combate às endemias. A operação teve como foco a eliminação do mosquito Aedes aegypti na fase adulta, prevenindo a propagação do vírus e protegendo a população local.
“É um bloqueio feito em conjunto com a vigilância epidemiológica, que nos informa onde há casos suspeitos ou confirmados de dengue, zika e chikungunya. Atuamos em todo o raio de ação da localidade afetada”, explicou Roberto Almeida, coordenador de campo das ações de combate às endemias.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta para que os moradores verifiquem regularmente suas residências e terrenos, eliminando qualquer foco de água parada, ambiente ideal para proliferação do mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika, chikungunya e febre Oropouche.
Em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo, manchas vermelhas e mal-estar, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde. “É essencial manter-se hidratado e não subestimar os sinais da doença. A dengue mata e não podemos perder esta luta para o mosquito!”, ressalta a coordenação da VIEP.
A prevenção é a melhor arma no combate às arboviroses. A participação da comunidade é fundamental para conter o avanço do Aedes aegypti em Ilhéus.
Por Cátia Gomes / Ascom Sesau

Envie seu comentário