Ilhéus
Augustão pede ao Ministério do Meio Ambiente apoio conter o avanço do mar na zona norte
O vereador Augustão protocolou esta semana no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, uma solicitação à ministra Marina Silva para que, junto com os demais ministérios do Governo Federal, possa adotar medidas urgentes para conter o avanço do mar na zona norte de Ilhéus. No ofício foi anexado um vasto documentário fotográfico mostrando os danos causados com o avanço do mar nos últimos anos, os prejuízos materiais e ambientais e destacando a necessidade da realização de medidas urgentes para evitar novas destruições.
Augustão informou que a construção do Porto de Ilhéus, no início da década de 70, acabou gerando sérios problemas ambientais com as mudanças das correntes marinhas, provocando de um lado o assoreamento da avenida Soares Lopes e do outro lado o avanço do mar na zona norte de Ilhéus. “E a cada ano a situação vai se agravando, destruindo casas, estabelecimentos comerciais e ruas inteiras de bairros como o São Miguel e São Domingos. Tudo isso sem contar que agora a água está a um metro da BA-001, que liga Ilhéus a diversos municípios regionais”, complementou.
O vereador alertou ainda que, desesperados e sem observar nenhuma providência para resolver o problema, os moradores e comerciantes vivem assustados, com medo de a qualquer momento suas casas serem destruídas. “A cada maré mais alta cresce também o desespero dos moradores. A situação dos bairros da zona norte de Ilhéus é crítica e precisa de uma solução imediata por parte dos governos Federal, Estadual e Municipal”, explicou Augustão.
“Não podemos mais assistir a esse problema calados, com famílias desabrigadas, casas destruídas e ameaça de uma importante estrada ser interditada. Por esse motivo é que solicitamos o apoio do Governo Federal, através dos Ministérios dos Portos e Aeroportos e do Meio Ambiente para se juntar a essa luta dos moradores para conter o avanço das águas na zona norte de Ilhéus. São vidas, patrimônios, histórias e comunidades que estão em perigo”, denunciou Augustão.
Ainda em Brasília, o vereador Augustão, juntamente com a Comissão em Defesa do Porto de Ilhéus, participou de uma audiência com o Ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, para solicitar a imediata dragagem do terminal portuário para que volte a ser um porto mais competitivo, seguro e venha a promover mais desenvolvimento regional, gerando mais empregos, renda e oportunidades.
Envie seu comentário