Conecte-se conosco

Ilhéus

CODEBA garante conformidade ambiental na dragagem do Porto de Ilhéus

 

A Autoridade Portuária Federal na Bahia – CODEBA informa que todas as atividades relacionadas à dragagem e descarte de material são realizadas em estrito cumprimento das normas e procedimentos legais, com as devidas autorizações concedidas pelo IBAMA e pela Marinha do Brasil.

O ponto de descarte oceânico utilizado foi previamente estabelecido e aprovado pela Capitania dos Portos da Bahia, conforme a NPCP-BA (2024), que define a área específica para despejo de material dragado em Ilhéus. O local determinado tem um raio de uma milha náutica, centrado na posição latitude 14° 46’ Sul, longitude 038° 54’ 30’’ Oeste (carta 1210).


Além disso, são executados monitoramentos ambientais contínuos no ponto de descarte, garantindo que as operações atendam integralmente às exigências do IBAMA. Esses monitoramentos têm como objetivo assegurar que não haja impactos ambientais.

A CODEBA reforça que mantém um rigoroso acompanhamento técnico e ambiental da obra, com observadores de bordo atuando 24 horas por dia, garantindo o cumprimento de todos os padrões de fiscalização e legislação vigente. A empresa também utiliza a tecnologia Autotrac para rastreamento e monitoramento da draga Elbe, permitindo o acompanhamento em tempo real por parte do IBAMA e da fiscalização técnica e ambiental da própria CODEBA.

Por fim, a CODEBA informa que está analisando com atenção os fatos e denúncias apresentados e reafirma seu compromisso com a transparência e a responsabilidade ambiental em todas as suas ações.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *