Ilhéus
Controladoria-Geral lança formulário eletrônico de diárias em Ilhéus
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A Controladoria-Geral do Município (CGM), por meio da Comissão Permanente de Controle Interno (Copeci), promoveu o lançamento do e-FSD, formulário eletrônico para solicitação de diárias de agentes públicos, durante reunião extraordinária realizada na tarde de quarta-feira (05), com o objetivo de retomar as atividades e apresentar a nova estrutura do órgão colegiado, alterada por meio do Decreto nº. 036/2019. A Copeci foi constituída no primeiro ano da atual gestão, através do Decreto nº. 129/2017, com a finalidade de cooperar com a CGM na promoção da normatização, sistematização e padronização dos procedimentos operacionais dos setores municipais.
Durante a reunião, o controlador-geral do Município, Alex Souza, apresentou o resultado do trabalho desenvolvido por um dos estagiários que atuam no órgão, Márcio Sidney, aluno do quinto semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Santa Cruz. Ele desenvolveu um projeto de planilha eletrônica para automatizar o processo de solicitação de diárias, em consonância com as novas regras estabelecidas pelo Decreto nº. 014/2019 e complementado pelas Resoluções 003/2019 e 004/2019 da Copeci.
Projeto e-FSD – De acordo com o autor do projeto, “a criação de planilhas eletrônicas na CGM agiliza o processo de geração de informações, tornando mais rápido e prático o trabalho cotidiano, além de possibilitar a formação de um banco de dados para o órgão, contribuir para a redução de lançamento de dados já existentes e a diminuição dos custos com papel e impressão. Quanto ao projeto e-FSD, além do que já foi citado, o objetivo foi estabelecer uma padronização das informações apresentadas pelos agentes públicos”, explica.
O formulário eletrônico para solicitação de diárias, denominado e-FSD, utiliza a planilha eletrônica Excel e será disponibilizado para os órgãos e entidades municipais a partir da próxima semana, que começarão a utilizá-lo ainda em fase de teste. Um tutorial contendo o passo a passo para utilização da ferramenta, também elaborado por Márcio Sidney, será disponibilizado.
Novas regras – Em março deste ano, entraram em vigor novas regras para solicitação, concessão e comprovação de passagens e diárias para servidores efetivos, empregados públicos, contratados temporários, cargos em comissão e agentes políticos da Prefeitura, autarquias e fundações públicas municipais. Orientações sobre o tema foram ministradas pela CGM durante o 9º Ciclo de Orientações CGM, realizado ainda no mês de fevereiro.
Para Alex Souza, “a iniciativa de nosso estagiário é a prova de como a Academia pode contribuir com o setor público. Os estagiários que atuam na CGM também têm contribuído com os resultados alcançados, afinal, são todos parte da equipe. Além de participarem de atividades de capacitação promovidas pelo órgão, sempre temos buscado dialogar com eles para que aproveitem o máximo o período de estágio e os incentivamos a apresentar projetos, daí resultou o sistema elaborado por Márcio após três meses de dedicação ao projeto. Todo o município ganha com isso”, enfatiza
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